Secret�rio da Fazenda recebe representantes do setor de trigo de SC

03/04/2019 12:45:00

Crescimento de moinhos no ano passado foi de 1,4% no estado

Secret�rio da Fazenda recebe representantes do setor de trigo de SC

Representantes da indústria do trigo estiveram reunidos com o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Paulo Eli, e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), nesta terça-feira, 2.

Durante o encontro, foram discutidas a nova política industrial e as propostas para alavancar a competitividade do setor.

“Estamos trabalhando com o objetivo de proteger as indústrias catarinenses, já que hoje quem produz fica com a menor parte. Nosso objetivo é ouvir os setores e continuar a desenvolver o trabalho em conjunto com a Fiesc para que todos os segmentos sejam atendidos da melhor maneira possível”, explica o secretário.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo de Santa Catarina (Sinditrigo/SC), Egon Werner, explica que o setor representa uma commodity sujeita a variação cambial:

"Por isso, é necessário garantir a competitividade da produção catarinense, tanto nas vendas internas quando nas interestaduais”.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), foram produzidos 12,1 milhões de toneladas do cereal em 2018, 3,4% a mais que em 2017.

Apenas em Santa Catarina, o crescimento dos moinhos no último ano foi de 1,4%.

Estavam presentes na reunião Alzerino Damaceno, do Sinditrigo/SC, e os representantes da Fiesc Carlos Kurtz, Felipe Sene, André Cordeiro e Luiz Hames e Rafael Sonda, da Cooperativa Auriverde.