Startup combina com�rcio exterior e blockchain e ir� representar UFSC em evento nos EUA

09/04/2019 11:00:00

No total, s�o 40 finalistas no IBMC, com universit�rios de v�rios pa�ses

Startup combina com�rcio exterior e blockchain e ir� representar UFSC em evento nos EUA

Uma plataforma para melhorar a comunicação de processos de comércio exterior, baseada em blockchain, chamada Comexchain.

Com esta ideia, quatro estudantes e um professor representarão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no International Business Model Competition (IBMC – Competição Internacional de Modelos de Negócio).

O evento será realizado nos Estados Unidos nos dias 9 e 10 de maio.

No total, são 40 finalistas no IBMC, com universitários de vários países.

Ramna Sidharta de Andrade Palma (7º semestre de Ciências da Computação), Gabriela Vieira Domingues (8º semestre de Ciências Econômicas), Vinícius Macelai (8º semestre de Ciências da Computação) e Rafael César Cirico Garcia (9º semestre de Ciências Econômicas) irão defender seu projeto com a mentoria do professor Jean Martina, do Laboratório de Segurança em Computação

A concepção da Comexchain nasceu num hackathon promovido em dezembro de 2018 pela UFSCoin em parceria com a CDA (Capital Digital Aberto), que proporcionou a mentoria nos primeiros passos do projeto.

Gabriela e Rafael já trabalharam com comércio exterior e precisavam de uma ferramenta para organização processual.

Ramna e Vinícius agregaram sua experiência em blockchain.

O comércio exterior funciona com empresas que intermedeiam importação e exportação.

Entretanto, os processos são complexos, muitas vezes utilizando documentos escaneados, com tempo de transação demorado.

Hoje são utilizados e-mails, correio e mecanismos comuns de rede social.

O Comexchain ajuda no trâmite dos negócios, unificando o lugar de trabalho com a da plataforma, que faz a organização de documentos, ajuda no fluxo de trabalho e no compartilhamento de informações.

“Haverá automatização de processos, garantia da segurança e integridade dos documentos e a rastreabilidade, utilizando blockchain”, explica o professor.

Ele foi avaliador na competição do ano passado e convidado para fazer a mentoria da startup, especialmente nas questões tecnológicas.