Com intelig�ncia artificial, IBM prev� quem vai pedir demiss�o

11/04/2019 09:00:00

Solu��o voltada para RH promete economia nos gastos com contrata��es e desligamentos de funcion�rios

Com intelig�ncia artificial, IBM prev� quem vai pedir demiss�o
Intelig�ncia

A IBM tem em seu portfólio diversas soluções com inteligência artificial para o mercado de trabalho. Além de vendê-las aos clientes, a companhia norte-americana utiliza as ferramentas em seu próprio negócio. Entre elas, está uma tecnologia que consegue prever quais funcionários estão desgastados e têm intenção de se demitir em um futuro próximo.

O “programa preditivo de atrito” foi apresentado na última terça-feira por Ginni Rometty, CEO da IBM. O produto faz parte das soluções da empresa em recursos humanos. Segundo Ginni, ele tem uma assertividade de 95% e economizou U$300 milhões em gastos relacionados a demissões e contratações.

Watson, ferramenta de inteligência artificial da IBM, analisa diversos dados como quais tarefas os funcionários terminaram, de quais cursos participaram, em quais habilidades são melhores, entre outros. Com as informações, o programa prevê quais empregados estão insatisfeitos, pouco produtivos e a procura de um trabalho em outro lugar.

O programa permite, então, que gestores de RH criem estratégias para a retenção dos bons funcionários desmotivados. Além disso, outras soluções de IA em RH sugerem cargos dentro da IBM que melhor se encaixam nas habilidades dos colaboradores.

Hoje, as ferramentas da IBM em RH também oferecem cursos de acordo com as competências específicas que cada empregado precisa melhorar e dispensam avaliações anuais – que, subjetivas, traziam menos informações relevantes que a análise de dados. Para a CEO da empresa, a área de recursos humanos é uma das que mais precisa de auxílio da tecnologia. “Você deve colocar IA em tudo que faz”, completa Ginni.

Fonte