Performance de rob�s catarinenses est� entre as 15 melhores do mundo

22/04/2019 07:30:00

Techmaker, do Sesi de Blumenau, obteve o 12� melhor resultado

Performance de rob�s catarinenses est� entre as 15 melhores do mundo

 A equipe Techmaker, do Sesi de Blumenau, está entre as 15 melhores na categoria Desafio do Robô e foi agraciada pelos juízes do mundial de robótica da First Championship com o primeiro lugar no troféu Gracious Professionalism.

O prêmio é concedido à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, além de profissionalismo e trabalho em equipe.

O anúncio do prêmio ocorreu no sábado, dia 20, durante o encerramento da competição que reuniu estudantes de 60 países, no Estados Unidos.

“No desafio da mesa ficamos em 12º lugar, estivemos entre as seis equipes escolhidas para apresentar o projeto de pesquisa e ainda fomos reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos com profissionalismo e ética. Só temos o que comemorar”, avalia Póllux Baptista, que integra a Techmaker.

O técnico da equipe, Thiago Bettega, afirma que para conseguir esse resultado contou com apoio de profissionais como a psicóloga e a supervisora da escola. Com o prêmio em mãos, ele espera que o projeto da robótica cresça cada vez mais:

“O próximo passo é não deixar isso morrer. Esses jovens continuam com os seus projetos de vida, mas no SESI vamos continuar o trabalho de desenvolvimento e a missão de transformar a vida das pessoas”.

Além da Techmaker, participou da competição o time AgroRobots, com estudantes de Seara e Concórdia, que obteve o 14º melhor desempenho no Desafio do Robô entre as 108 equipes participantes.

Essa foi a primeira experiência internacional para todos os estudantes que celebraram a oportunidade de conhecer jovens de vários lugares do mundo.

Também por conta do projeto de pesquisa, a AgroRobots participa do prêmio First Lego League Global Innovation Award, criado para mostrar as soluções inovadoras e reais que as equipes da FLL criaram. A apresentação será em julho, na Califórnia (EUA).

O campeonato é realizado pela FIRST, uma organização não governamental que promove educação, ciência e tecnologia pelo mundo, e tem como parceiras empresas como a Qualcomm, Google, Boch, Lego Education, Apple, Boeing, entre outras.