Prefeito de Blumenau destaca exemplo de sucesso do programa Entra21-Blusoft

25/04/2019 12:01:00

Cerim�nia aconteceu nesta quarta-feira, em Blumenau

Prefeito de Blumenau destaca exemplo de sucesso do programa Entra21-Blusoft
M�rio Hildebrandt recebe dossi� com fichas de todos os alunos e detalhamento da aplica��o dos recursos

Uma mulher apareceu no gabinete do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, pedindo vaga em estágio para sua filha jovem.

O prefeito respondeu que não havia vaga, mas aconselhou a mocinha a se inscrever no Entra21-Blusoft, programa apoiado pela prefeitura que anualmente forma mais de 300 jovens em programação de sistemas gratuitamente.

A menina falava e escrevia em alemão e Hildebrandt tinha certeza de que ela seria aprovada.

E assim aconteceu. A jovem fez o curso, foi contratada como estagiária e rapidamente foi efetivada numa multinacional, como programadora.

Essa história foi contada pelo próprio prefeito blumenauense durante a cerimônia de Aula Magna do Programa Entra21-Blusoft, na manhã desta quarta-feira em Blumenau.

O evento marcou o início da 14ª edição do programa, com 350 jovens selecionados.

O prefeito mencionou também o apoio que vem dando ao Entra21-Blusoft desde que era secretário de Desenvolvimento Social e agradeceu ao governador Carlos Moisés por ter rapidamente deferido o pedido para renovar convênio que permitiu levar o curso a mais uma turma.

“Eu aumentei o repasse da prefeitura ao programa e defendi a inclusão de aulas de língua estrangeira por acreditar que nosso futuro requer uma melhor qualificação e competitividade”.

Atualmente todos os alunos do Entra21 terão 80 horas/aula de língua estrangeira, podendo ser inglês ou alemão.

 

PRESENÇAS

Além do prefeito de Blumenau, a Aula Magna contou com a presença da reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Cristina Sardá Espindola, deputado estadual Ricardo Alba e o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), é a entidade encarregada de repassar os recursos do Governo do Estado ao programa.

O presidente da entidade, Fábio Holthausen, proferiu a Aula Magna após a cerimônia oficial de instalação do curso.

O presidente do Blusoft, Henrique Bilbao, ressaltou a disposição das pessoas em colaborar em projetos de inovação:

“O Entra21 ajuda no ecossistema, qualificando a cidade e destacou a importância do empreendedorismo. Agradecemos ao presidente da Fapesc, que juntamente com o deputado Ricardo Alba e o secretário Lucas Esmeraldino foi fundamental para convencer o governador Carlos Moisés da importância do programa”.

O deputado Ricardo Alba abordou a importância dos jovens para a criação de novas empresas:

“Como já ocorre hoje, vários de vocês não apenas estarão empregados, como também serão empreendedores e donos de empresas”.

O coordenador Sérgio Tomio destacou a história do programa, que começou em diversos países latino-americanos com ajuda de financiamento internacional do BID.

“A proposta do BID e das outras instituições internacionais envolvidas era dar o impulso inicial para que o programa prosseguisse sozinho. Hoje o Entra21 de Blumenau é o único que continua em andamento, de forma independente”.

Na cerimônia foram apresentadas também as empresas âncoras do programa, que contribuem significativamente para sua realização: SeniorBenner SistemasPhilipsHavanIndyxaBludata PagueVeloz.

Representantes das empresas âncoras relataram o sucesso de estagiários do Entra21 em suas estruturas e a importância da dedicação ao curso para a abertura de oportunidades.