Cervejarias de cinco munic�pios catarinenses criam Associa��o Vale da Cerveja

22/05/2019 14:50:00

Cerveja colaborativa ser� lan�ada nos pr�ximos meses

Cervejarias de cinco munic�pios catarinenses criam Associa��o Vale da Cerveja

Representantes de 10 cervejarias das cidades catarinenses de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode criaram na última semana a Associação Vale da Cerveja

O Vale Europeu é uma das regiões mais conhecidas do país por reunir tradição e inovação quando o assunto é cerveja artesanal.

No que diz respeito ao pioneirismo, além de algumas das marcas que deram início ao fortalecimento do setor no Brasil, ainda abriga o Festival Brasileiro da Cerveja, o Concurso Brasileiro de Cervejas e a Escola Superior de Cerveja e Malte, única instituição especializada na bebida na América Latina.

A entidade sem fins lucrativos tem como objetivos a aproximação das marcas para o fortalecimento do segmento na região, o estímulo ao turismo e o combate às práticas ilegais do setor, entre outros.

As cervejarias que integram o movimento são: Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier.

Uma cerveja colaborativa entre todas elas, com o estilo Helles, será lançada nos próximos meses.

O primeiro presidente é Daniel Reginatto, que segue à frente da associação até 2021.

De acordo com ele, a mobilização aconteceu com a troca de experiências entre os gestores dos negócios e a identificação de problemas comuns, que podem ser combatidos com o associativismo:

“Entendemos que pautas acabam ganhando mais força quando trabalhadas em conjunto. E é por isso que a associação surgiu”.

Podem ser admitidas cervejarias que produzem até 3 milhões de litros por ano, uma média de 250 mil litros ao mês, e tenham sede num dos municípios já citados.