Ambev prepara instala��o de usina solar em SC

06/06/2019 08:00:00

Previs�o de entrega da estrutura � mar�o do ano que vem

Ambev prepara instala��o de usina solar em SC

Com um plano de ter 100% da eletricidade que comprar proveniente de fontes limpas até 2025, a Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma e Budweiser, vai inaugurar 31 usinas solares em todo o Brasil até março de 2020.

As plantas vão produzir energia o suficiente para abastecer todos os 94 centros de distribuição direta (CDD) que a companhia mantém no país, incluindo Santa Catarina.

Ainda este ano, serão abertos 25 parques, com capacidade para atender 90% de todos os CDDs, de onde saem os mais de 200 rótulos de cerveja da companhia para os pontos de vendas espalhados pelo país.

 

COMO VAI FUNCIONAR

As usinas solares irão funcionar por meio de geração distribuída, ou seja, a energia gerada por cada planta solar equivale à quantidade utilizada pelos CDDs e será disponibilizada para a grade pública da região em que está instalada.

A implementação dos parques, que contarão com mais de 50 mil painéis solares e capacidade de geração de 2.600MWh por mês, evitará que mais de 2,9 mil toneladas de CO2 sejam emitidas anualmente, o que corresponde à retirada de 744 mil carros das ruas no mesmo período.

Quase metade das cervejarias da companhia já são alimentadas por fontes limpas e renováveis com queima de biomassa de madeira e óleo vegetal.

A mudança na operação começou há mais de três anos e nas unidades de Ponta Grossa e Uberlândia, por exemplo, essas fontes já representam mais de 90% da matriz energética.

“Para nós, é a realização de um sonho conseguirmos abastecer 100% dos nossos CDDs com energia limpa. A instalação das plantas solares é um marco em nossa história e temos certeza do reflexo positivo que essa iniciativa terá sobre as próximas gerações e o meio ambiente” afirma Leonardo Coelho, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.