Confira as vantagens de migrar para um ERP na nuvem

10/06/2019 18:00:00

Solu��o da SOU.IS pode ajudar nesse processo em sua empresa

Confira as vantagens de migrar para um ERP na nuvem

Por que migrar para um ERP na nuvem? Os sistemas ERPs são essenciais para uma administração mais eficaz.

Esse tipo de software reúne as principais ferramentas de gestão empresarial, simplificando o acesso e a visualização das informações, além de aumentar a produtividade em todos os setores.

Com a tecnologia cloud (na nuvem), o ERP apresenta benefícios ainda maiores para os gestores do que o ERP instalado localmente (ERP On-Premise), que impõe algumas limitações desnecessárias para a sua operação. Por exemplo:

  • Pouca flexibilidade: O ERP Local precisa ser instalado nos servidores e hardwares da empresa, só podendo ser acessado pelos computadores locais.

  • Necessidade de uma equipe de TI local: Necessita de uma equipe de TI inserida na empresa para administra-lo, o que aumenta os custos com contratações e infraestrutura.

  • Código limitado: Os sistemas On-Premise possuem um código limitado, com poucas possibilidades de customização e pouco adaptáveis ao crescimento empresarial. Além disso, eles normalmente não dispõem de muita integração com os outros sistemas de gestão da empresa.

  • – Falhas na segurança: Por manter os dados armazenados localmente, o sistema está passível de diversos erros e falhas causadas por quedas de energia, vírus ou mesmo erros humanos, que podem acarretar em perdas irreparáveis.

O que o ERP na nuvem pode fazer pela minha gestão?

Por conta das muitas limitações dos ERPs instalados localmente, os sistemas em nuvem têm ganhado cada vez mais força e popularidade no meio empresarial.

A tecnologia na nuvem traz inúmeras vantagens relacionadas ao custo, segurança da informação, flexibilidade de uso e agilidade para empresas de todos os portes.

  • Sistema sempre disponível: Ao contrário do software local, o ERP na nuvem estará sempre disponível. Situações de risco como falhas nos equipamentos, falta de manutenção, erros cometidos por profissionais sem a qualificação adequada, ou ainda desastres naturais que podem fazer um sistema local ficar fora do ar são praticamente eliminados. Os sistemas na nuvem trabalham com espelhamento de servidores e backups automáticos. Assim, se um servidor fica fora do ar outro é ativado no mesmo momento, e em casos de problemas com a “maquina”, o usuário só precisa mudar de computador para voltar a acessar normalmente.

  • Redução de custos: Uma das maiores vantagens de escolher um software na nuvem para o seu negócio, está na redução de custos operacionais. Com esse modelo de sistema, você paga apenas o que utiliza economizando consideravelmente com infraestrutura, equipamentos, manutenção, contratações de equipes de TI, e até mesmo com energia elétrica, já que esse modelo dispensa o uso de maquinas de alta potência, ligadas 24 horas por dia e em ambiente refrigerado como acontece com os ERPs locais.

  • Segurança: Alguns gestores ainda acreditam que o ERP On-Premise é mais seguro, por armazenar dados em um ambiente “físico” dentro da própria empresa. Entretanto, o sistema cloud conta com bancos de dados otimizados e criptografia avançada, além, do backup automático que garante a recuperação de informações sempre que necessário, e a segurança de dados dos clientes e da empresa contra qualquer ameaça virtual.

  • Dispensa uma equipe de TI local: Diferente do armazenamento local, com o sistema cloud você não precisa de uma equipe de TI na sua empresa. Todo o suporte técnico é realizado pela equipe do ERP contratado, e os custos geralmente já estão inclusos na mensalidade. Dessa forma você economiza com a contratação de pessoas, infraestrutura e equipamentos.

Por isso, migrar para um sistema ERP na nuvem pode ser a solução ideal para te ajudar a reduzir custos e modernizar a sua gestão.

E com o mercado cada vez mais exigente, é vital contar com um sistema preparado para enfrentar novos desafios, e contribuir para o crescimento saudável da sua empresa.

A SOU.IS tem a solução ideal e totalmente disponível na nuvem para você alcançar resultados mais positivos para o seu negócio, com a melhor performance e em seu tempo. Clique aqui e conheça a solução