Mercado aposta na migra��o de sistemas para data center como servi�o

13/06/2019 12:01:00

Unifique investiu R$ 20 milh�es em equipamento este ano

Mercado aposta na migra��o de sistemas para data center como servi�o

A migração de sistemas para data center como serviço é uma forte tendência. A Gartner, uma das maiores consultorias mundiais de tecnologia, aponta em um estudo que mais de 80% das companhias pretendem migrar seus data centers para empresas especializadas até 2025.

Hoje, apenas 10% terceirizam o serviço. As principais motivações dos gestores de TI têm sido reduzir custos operacionais, garantir disponibilidade e escalabilidade de infraestrutura e aumentar a segurança de dados.

Economia com infraestrutura, continuidade, estabilidade e segurança das informações é um são fatores decisivos.

O data center se responsabiliza por investimentos em novas tecnologias e pela atualização da infraestrutura, um custo significativo para garantir que os equipamentos não fiquem obsoletos e os sistemas continuem trabalhando de forma eficiente.

A migração também traz redução na contratação de mão-de-obra especializada para manter a infraestrutura em funcionamento.

Dessa forma, libera a equipe interna para dar foco em soluções que agreguem valor ao negócio do cliente.

De acordo com Odilon Pscheidt, gerente Comercial de Data Center da Unifique, de Timbó, o cliente busca um provedor de serviço que ofereça um atendimento diferenciado e compreenda suas demandas e a criticidade de seu negócio:

“Uma das grandes vertentes do mercado é a utilização dos serviços de data center sob demanda, possibilitando ao cliente uma redução de custos, melhor aproveitamento da mão- de-obra e a utilização somente do necessário para o funcionamento de seus sistemas”.

 

Resposta rápida

Outra tendência é a contratação de data centers especializados em função do atendimento diferenciado e da proximidade da estrutura física. Um dos objetivos é reduzir a latência, tempo de resposta de uma ação na internet.

“A velocidade da transmissão dos dados é cada vez mais importante para o mundo dos negócios, principalmente porque ela está muito ligada à experiência do usuário. Se você é dono de um supermercado, por exemplo, garantir que o processamento do pagamento seja rápido é fundamental por vários fatores, como a satisfação do cliente e a eficiência da operação”, destaca Odilon.

A Unifique lançou seu data center no início deste ano. O serviço garante disponibilidade, continuidade e estabilidade, crescimento contínuo e segurança em um data center em certificação TIER III, com SLA (Acordo de Nível de Serviço) de 99,98%.

A certificação é auditada pelo Uptime Institute, que garante uma gestão permanente de todos os processos internos como, manutenção e contingência da infraestrutura.

“Independente à certificação, o data center Unifique está estruturado para uma operação ininterrupta de 20 anos”, afirma o gerente.

Os investimentos no novo serviço foram na ordem de R$ 20 milhões.