A efici�ncia do complexo portu�rio do Paran� presente na Logistique

25/06/2019 08:00:00

Evento acontece de 27 a 29 de agosto, em Joinville

A efici�ncia do complexo portu�rio do Paran� presente na Logistique

Os portos de Paranaguá e Antonina, em conjunto com as empresas que operam nos portos e terminais do Paraná, terão na Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais, o cenário ideal para buscar novos negócios, mostrar suas vantagens competitivas e expandir sua atuação no mercado logístico.

O evento já é visto pelo mercado como uma das mais importantes feiras de transportes e logística do país e acontece de 27 a 29 de agosto, no Complexo de Exposições Expoville, em Joinville. 

“A Logistique é uma oportunidade de apresentarmos os diferenciais que tornam os portos do Paraná os mais eficientes do Brasil, para clientes em potencial de toda Região Sul”, diz o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), André Pioli.

Entre os pontos elencados pelo executivo estão a localização geográfica estratégica e a capacidade de movimentação de todos os tipos de carga. 

Pioli acrescenta que o complexo portuário paranaense tem portos e terminais nas cidades de Paranaguá e Antonina, com uma área total de 4,13 milhões de metros quadrados e 5,4 quilômetros.

Ao todo são 24 berços, sendo 16 no cais comercial de Paranaguá, dois berços em píeres de líquidos, dois em um píer de inflamáveis e dois berços em Antonina.

“Com isso, podemos oferecer as melhores soluções de negócios para o mercado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, que certamente estarão presentes no evento”, destaca. 

O Complexo Portuário do Paraná também é considerado o mais eficiente do Brasil por metro linear de cais, o porto de Paranaguá é líder em exportação de óleo vegetal e frango congelado e ocupa a primeira posição entre os portos brasileiros em importação de cevada e fertilizante, com a melhor prancha média operacional para o embarque do produto entre todos os portos do país, segundo seu diretor empresarial. 

“Ocupamos ainda a segunda posição em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carnes congeladas e álcool, além de sermos também o segundo lugar em movimentação de contêineres e veículos, em importação de malte e terceiro em exportação de madeira”, diz Pioli.

Em valores movimentados, o porto de Paranaguá também é o segundo maior porto do Brasil, com R$ 18 bilhões em exportação no último ano.

“Também ocupamos, desde 2017, o primeiro lugar no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e temos o melhor desempenho ambiental do Brasil”. 

 

Diferenciais 

Entre os diferenciais do dos portos paranaenses está o modelo adotado para embarque de grãos, em sistema de pool, único no Brasil.

A carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos para granéis e é possível que um mesmo navio receba mercadoria de diferentes produtores.

Outro diferencial é o cuidado com a qualidade, uma vez que todos os grãos passam por avaliação da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar).

“Além disso, Paranaguá é referência no pagamento de prêmio positivo para exportação de soja. A redução no tempo de espera para carregar o navio diminui os custos dos usuários e aumenta a liquidez dos negócios”, explica Pioli

Segundo o diretor, o Paraná é uma terra de oportunidades e tem um papel crucial na cadeia logística brasileira. O Governo do Estado entende que é preciso investir em capacidade de transporte, armazenagem de carga, eficiência de embarque e desembarque marítimo:

“Melhorar a infraestrutura logística e operacional tem um impacto significante nos custos para a indústria e para os produtores rurais, estimulando o crescimento e a produtividade”.

 

Logistique 

A Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais é organizada pela Zoom Feiras e Eventos, uma empresa com mais de 10 anos de tradição no mercado catarinense, e patrocinada pelas empresas armadoras Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística, Porto Itapoá e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A expectativa é reunir mais de 120 expositores e um público visitante de mais de 15 mil empresários ligados aos setores portuário, da navegação, comércio exterior, transporte multimodal, logística, gerenciamento de cadeias de suprimentos e tecnologia da informação (TI). 

Mais informações no site www.logistique.com.br