Fintech de pagamentos por aproxima��o cresce com cart�o e conta digital

27/06/2019 09:00:00

Startup de Timb� � especialista na tecnologia de contactless

Fintech de pagamentos por aproxima��o cresce com cart�o e conta digital

As grandes operadoras globais de cartões elegeram o pagamento por aproximação  como carro-chefe para expandir seus negócios.

O avanço da modalidade abriu caminho para o crescimento de empresas especializadas na tecnologia contactless.

É o caso da startup catarinense ATAR, que lançou a primeira pulseira de pagamentos por aproximação da América Latina, e recentemente se tornou parceiro tecnológico da Mastercard na criação de cartões pré-pagos promocionais contactless para eventos esportivos.

A ATAR apresentou sua pulseira de pagamentos ao mercado em 2016, quando não havia outro acessório semelhante no país, nem era comum realizar uma compra usando o celular.

Três anos depois, os usuários já realizaram pagamentos por aproximação em mais de 9 mil estabelecimentos diferentes no Brasil e em outros 15 países.

“A ATAR band foi protagonista da maior pré-venda de um produto brasileiro de tecnologia na época, com mais de mil unidades encomendadas", conta Orlando Purim Junior, diretor executivo da ATAR. 

Para desenvolver o produto, contou com nomes de peso. A Mastercard se tornou a bandeira da ATAR band, permitindo que a pulseira fosse aceita em estabelecimentos comerciais em mais de 200 países. Já a Edenred Soluções Pré-Pagas, que se adaptou para atuar com pagamentos por aproximação, virou o emissor.

Para Alfredo Bernacchi, diretor geral da Edenred Soluções Pré-Pagas, a tendência é de expansão:

“Emitimos dispositivos de pagamento por aproximação pela primeira vez com a ATAR. A modalidade dá agilidade ao processo de compra, permitindo que a transação seja até dez vezes mais rápida do que com outros meios”.

 

GANHANDO CORPO

Funciona por meio da tecnologia NFC (transmissão de dados sem contato).

Após adquirir a pulseira, o usuário deve baixar o aplicativo ATAR pay (disponível para iOS e Android), criar uma conta digital (Conta ATAR pay) e fazer a ativação do produto.

Para realizar pagamentos, é preciso depositar recursos na Conta ATAR pay, o que pode ser feito com cartões de crédito, TED ou boleto bancário emitido no próprio aplicativo.

A ATAR band é aceita em toda a rede contactless da Mastercard, presente em 85% das maquininhas no Brasil.

Entre cartões e pulseiras, a ATAR emitiu mais de 17 mil dispositivos de pagamento nos últimos 12 meses.

Instituições financeiras como o banco Bradesco e a cooperativa Sicredi se tornaram clientes corporativos da fintech.

Neste ano, até maio, o volume de depósitos na conta digital ATAR pay cresceu 146% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os pagamentos por aproximação já podem ser feitos em cerca de 4.500 cidades brasileiras.

Em 2018, a startup foi indicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 100 startups para ficar de olho.