Fintech de pagamentos por aproxima��o cresce com cart�o e conta digital
27/06/2019 09:00:00
Startup de Timb� � especialista na tecnologia de contactless
As grandes operadoras globais de cartões elegeram o pagamento por aproximação como carro-chefe para expandir seus negócios.
O avanço da modalidade abriu caminho para o crescimento de empresas especializadas na tecnologia contactless.
É o caso da startup catarinense ATAR, que lançou a primeira pulseira de pagamentos por aproximação da América Latina, e recentemente se tornou parceiro tecnológico da Mastercard na criação de cartões pré-pagos promocionais contactless para eventos esportivos.
A ATAR apresentou sua pulseira de pagamentos ao mercado em 2016, quando não havia outro acessório semelhante no país, nem era comum realizar uma compra usando o celular.
Três anos depois, os usuários já realizaram pagamentos por aproximação em mais de 9 mil estabelecimentos diferentes no Brasil e em outros 15 países.
“A ATAR band foi protagonista da maior pré-venda de um produto brasileiro de tecnologia na época, com mais de mil unidades encomendadas", conta Orlando Purim Junior, diretor executivo da ATAR.
Para desenvolver o produto, contou com nomes de peso. A Mastercard se tornou a bandeira da ATAR band, permitindo que a pulseira fosse aceita em estabelecimentos comerciais em mais de 200 países. Já a Edenred Soluções Pré-Pagas, que se adaptou para atuar com pagamentos por aproximação, virou o emissor.
Para Alfredo Bernacchi, diretor geral da Edenred Soluções Pré-Pagas, a tendência é de expansão:
“Emitimos dispositivos de pagamento por aproximação pela primeira vez com a ATAR. A modalidade dá agilidade ao processo de compra, permitindo que a transação seja até dez vezes mais rápida do que com outros meios”.
GANHANDO CORPO
Funciona por meio da tecnologia NFC (transmissão de dados sem contato).
Após adquirir a pulseira, o usuário deve baixar o aplicativo ATAR pay (disponível para iOS e Android), criar uma conta digital (Conta ATAR pay) e fazer a ativação do produto.
Para realizar pagamentos, é preciso depositar recursos na Conta ATAR pay, o que pode ser feito com cartões de crédito, TED ou boleto bancário emitido no próprio aplicativo.
A ATAR band é aceita em toda a rede contactless da Mastercard, presente em 85% das maquininhas no Brasil.
Entre cartões e pulseiras, a ATAR emitiu mais de 17 mil dispositivos de pagamento nos últimos 12 meses.
Instituições financeiras como o banco Bradesco e a cooperativa Sicredi se tornaram clientes corporativos da fintech.
Neste ano, até maio, o volume de depósitos na conta digital ATAR pay cresceu 146% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os pagamentos por aproximação já podem ser feitos em cerca de 4.500 cidades brasileiras.
Em 2018, a startup foi indicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 100 startups para ficar de olho.
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