Prefeituras t�m que tratar o cidad�o como cliente

03/07/2019 12:30:00

Entrevista com Roberto Coelho, presidente do conselho GOVBR

Prefeituras t�m que tratar o cidad�o como cliente

Roberto Coelho, presidente do conselho da GOVBR - GOVERNANÇABRASIL, começou a carreira profissional como mecanógrafo no fim dos anos 50, foi pioneiro na padronização da contabilidade bancária e acumula mais de 30 anos de experiência em processos automatizados de gestão pública.

As atividades da GOVBR iniciaram há 50 anos, em 1969, com o nome de Cetil, que anos depois se transformaria no maior birô de serviços de processamento de dados da América Latina, atendendo a bancos, empresas e prefeituras.

A GOVBR é hoje uma das maiores empresas do país na área de sistemas para gestão pública, com faturamento anual de mais de R$ 110 milhões, mais de 500 funcionários e presença em cidades de 13 estados.

A empresa fornece ferramentas de gestão a órgãos públicos do Executivo e Legislativo.

Você pode conferir AQUI as soluções da GOVBR para a área pública.

Em entrevista ao Noticenter, Roberto Coelho destaca alguns pontos que considera fundamentais para o aperfeiçoamento a gestão pública através do uso das tecnologias em gestão:

  1. O MUNICÍPIO DEVE SER COMO UM BANCO: “O sistema bancário brasileiro é reconhecido como um dos mais avançados do mundo. Temos um sistema de automação eficiente, totalmente interligado, que facilita a vida dos clientes. Há uma grande semelhança na gestão de um banco com a gestão de uma prefeitura. O banco vive do dinheiro dos clientes. A prefeitura vive do dinheiro dos contribuintes. Ambos devem investir para prestar o melhor atendimento possível a quem lhes dá o sustento. Os bancos usam a tecnologia para permitir atendimento rápido e eficiente a seus clientes, acessando a eles dados atualizados diariamente sobre saldos, movimentações, rendimentos, pagamentos, etc”.

  2. O CIDADÃO COMO CLIENTE: “As prefeituras precisam ver o cidadão como clientes. Devem permitir aos cidadãos que acessem ferramentas de agendamento de serviços, cadastros, pagamentos, emissão de certidões e acompanhamento de suas reivindicações, além de proporcionar acesso às informações sobre receitas e despesas de forma transparente e organizada”.

  3. INFORMAÇÃO E GOVERNANÇA: “Hoje quase tudo o que diz respeito ao cidadão, desde a certidão de nascimento ao atestado de óbito, passando pelo cadastro de um terreno ou a compra de um automóvel, está digitalmente registrado em algum órgão. Basta promover uma interoperabilidade entre todas essas informações e agrupar datos processados pelas diversas secretarias e departamentos para que os gestores públicos disponham de um controle absoluto sobre receitas, despesas e a correta destinação dos recursos”.

  4. BATER O CAIXA DIARIAMENTE: “Atuamos no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos integrados que permitirão aos municípios bater o caixa todos os dias, fechando balancetes diários. Antes mesmo de chegar na prefeitura, pela manhã, o prefeito e os secretários podem acessar de seus telefones toda a movimentação financeira e conferir os indicadores de produtividade”.

  5. PLATAFORMA DE GOVERNANÇA E ACCOUNTABILITY: “A GOVBR avança para formatar uma Plataforma de Governança, que é uma síntese avançada de todas as ferramentas já desenvolvidas e de novos aplicativos destinados a cobrir todas as áreas a gestão de um município. A Plataforma de Governança reforça a nossa missão de contribuir para um Brasil melhor, promovendo um modelo de gestão transparente, com foco em resultados, permitindo a alocação de recursos de forma inteligente. Nossa filosofia de desenvolvimento segue os preceitos de accountability preconizados pelo TCU, que orienta as boas práticas da gestão pública em relação à responsabilidade, ética e transparência. Nossos sistemas são fundamentados em processos básicos de gestão, que envolvem planejamento, ação, controle e execução. Todas essas atividades geram os dados necessários à boa governança, fornecendo dados para direcionamento, monitoramento e avaliação".

  6. MAIS DE R$ 5 BILHÕES EM RECURSOS: “Através de linhas de financiamento e programas especiais do BID e BNDES, já foram disponibilizados mais de R$ 5 bilhões para investimentos em tecnologia por parte das prefeituras. Recursos existem pode ser tomados diretamente junto à Caixa Econômica, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT)”.

  7. CULTURA E PROCESSO: “Os recursos existem, mas é preciso avançar muito em termos de conscientização. A adoção de ferramentas de gestão em muitas prefeituras é um processo que ainda enfrenta resistências culturais, devido à ausência de uma maior preocupação com a governança e sua importância para uma administração mais moderna, transparente e eficaz. Temos contribuído para isso participando ativamente de programas oficiais voltados para a modernização da gestão pública, como o PNAFM - Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros. É uma luta de décadas, uma batalha constante, mas com certeza estamos perto de conseguir muitos avanços à medida em que o cidadão brasileiro se torna mais consciente dos seus direitos enquanto financiador e consumidor dos serviços públicos”.


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