Levantamento mostra comportamento de compras de carros em SC

05/07/2019 14:00:00

Confira abaixo os principais pontos da pesquisa feita pelo Senac, UFSC e UTCAI

Levantamento mostra comportamento de compras de carros em SC

Um levantamento feito em parceria com o Senac/SC, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (Alemanha) mostra o comportamento de compras de carros em SC.

Confira abaixo os principais pontos da pesquisa:

PERFIL

  • A coleta de dados foi feita de maneira online com 335 respostas

  • 64,4% que responderam são do sexo masculino com idade média de 43,5 anos

  • Entre as mulheres, a média de idade é 38,2 anos

  • 67,5% são casados ou estão em união estável

  • 56,1% tem filhos

  • 53% tem renda média familiar mensal de até R$ 7.791

  • 40,1% tem renda familiar mensal de R$ 7.791 ou mais

POSSE E USO DO CARRO

  • 90,1% possuem carros

  • 66,2 % dos que tem são homens

  • 67,5 usam carro para trabalho e diversão na mesma proporção

  • 19,2% usam carro apenas para o trabalho

  • 81,8% dos entrevistados que não tem carro, também não tem filhos

  • 64,7% dos que não possuem carro, mas planejam comprar, são mulheres

COMPORTAMENTO DE COMPRA

  • 80,5% dos que tem carro trocam a cada três anos ou mais

  • A decisão de compra é partilhada por 48,4% dos entrevistados com outras pessoas

  • Entre os respondentes mulheres, 57,7% dividem a escolha com outra pessoa

  • 54,4% dos respondentes homens são os principais decisores da compra

CRITÉRIOS DE COMPRA

  • O preço é o princpal critério, levado em consideração com 68,5%, a qualidade está em segundo lugar, com 56%

  • Consumidores com filhos consideram mais a segurança (10,8%), conforto (9,1%) e tamanho (4,8%)