Enquanto a Reforma da Previd�ncia n�o andar, a Tribut�ria ficar� nos bastidores, diz empres�rio

11/07/2019 08:00:00

Confira as considera��es de Giovani Mainhardt sobre tramita��o das propostas

Enquanto a Reforma da Previd�ncia n�o andar, a Tribut�ria ficar� nos bastidores, diz empres�rio
Giovani Mainhardt, CEO da Mainhardt e palestrante do We Are Omie (Foto: Divulga��o)

“Enquanto a Reforma da Previdência não andar, a Tributária ficará nos bastidores”, afirmou o CEO da Mainhardt, Giovani Mainhardt, em entrevista nesta semana para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Na entrevista, Giovani destaca que “o tema é recorrente há pelos menos 30 anos, dado à necessidade de se combater as distorções tributárias gerados pela crescente demanda por arrecadação”.

Como o texto, que em maio deste ano foi proposto e aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados, passa agora por uma análise de uma comissão especial e se aprovado vai a plenário, “muita coisa ainda pode mudar com sugestões de deputados, negociações e concessões. Sendo otimista, se chegar ao final do ano aprovada, é uma grande vitória”, destaca o empresário.

Há uma segunda proposta de Reforma Tributária, esta proposta pelo Governo, e que em comum com a do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), defende a unificação de impostos e o fim dos benefícios setoriais.

“Ambas entendem que estes últimos distorcem o livre comércio e que uma nova alíquota, ainda não discutida, será justa para todos”, diz Giovani.

Abaixo, a entrevista elenca pontos de como se preparar para o que vem pela frente e detalhes das duas propostas de reforma tributária.

  • O impacto no bolso do empreendedor não será sentido de imediato. “Com o país em déficit, não haveria como abrir mão da arrecadação. O processo será modular, em uma transição de dez anos, com vistas a uma menor tributação individual sobre uma base maior de contribuintes”, afirma Giovani. 

  • Acompanhe as discussões em torna da reforma tributária. “Para manter-se informado e não ser pego de surpresa, cerque-se de profissionais da contabilidade que estejam atentos a toda e qualquer novidade”, diz o empresário. 

  • Conte com uma assessoria tributária que o ajude interpretar o que está por vir. Ele destaca que “a mudança será grande e todos serão afetados, com impactos sobre os custos do negócio, política de compra e venda, competitividade, entre outros”.

  • Faça reservas para investir em um novo ERP (sigla em inglês Sistema de Gestão Empresarial). “Tudo precisará ser parametrizado para o novo modelo tributário, o que demandará mudança de cálculos, unificação de alguns impostos e exclusão de outros”, afirma o empresário.

O empresário será um dos palestrantes do We Are Omie. O evento acontece no dia 8 de agosto, em São Paulo.

Ele falará sobre A Empresa Contábil Perfeita, visto que, atualmente, a Mainhardt possui escritórios em Blumenau, Joinville, Itajaí, Curitiba e São Paulo e faz parte do Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBrasil), formado por 38 escritórios contábeis em 24 estados do Brasil.