Sistema combate fraudes em quilometragem na venda de ve�culos usados

18/07/2019 07:00:00

Medida conta com apoio da Assovesc, que re�ne empresas do setor em SC

Sistema combate fraudes em quilometragem na venda de ve�culos usados

Desde o mês de junho os consumidores catarinenses contam com uma segurança a mais no momento de comprar um carro usado.

Detran implementou um sistema de validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas empresas de vistoria.

O sistema compara o histórico de vistorias e acusa possíveis irregularidades e divergências quanto ao número de quilômetros rodados.

Se isso acontecer, a vistoria fica bloqueada por suspeita de fraude.

Caso o número indicado no hodômetro seja menor que o constatado na última vistoria, o sistema não cadastrará o laudo e, automaticamente, enviará informação ao Detran/SC.

Verificada a irregularidade, a empresa vistoriadora deverá formalizar comunicação ao delegado de polícia da respectiva área de circunscrição para conhecimento e adoção de providências cabíveis.

A quilometragem anotada em cada vistoria de transferência fica registrada no prontuário de cada veículo no sistema do Detran, para futuras comparações.

Desde a sua efetivação foram feitos 230 bloqueios no sistema por suspeita de fraude nos hodômetros.

 

SEGURANÇA AO CONSUMIDOR

A medida conta com apoio da ASSOVESC, associação que reúne empresas de compra e venda de veículos usados e seminovos de Santa Catarina.

O presidente da entidade, Rafael Silva, explica as vantagens:

“A medida dá muito mais segurança e tranquilidade ao consumidor. A quilometragem do veículo não pode mais ser alterada para menos, pois estará registrada no sistema do Detran”.

“Desta forma, o consumidor ficará sabendo quantos quilômetros o carro tinha rodado quando chegou às mãos do dono anterior”.

Rafael Silva destaca ainda que esta era uma antiga reivindicação dos associados da ASSOVESC:

“Lojistas que atuam de forma responsável acabam tendo sua imagem prejudicada quando ocorrem fraudes e manipulações na compra e venda de veículos. Essa medida beneficia não só o consumidor, como também valoriza a atuação das empresas que atuam de forma correta”.

 


CONTEÚDO OFERECIDO PELA ASSOVESC

A Assovesc - Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Santa Catarina, atua no aprimoramento dos lojistas dedicados ao comércio de veículos.

Representamos os interesses de nossos associados ao mesmo tempo em que buscamos a adoção de normas, procedimentos e processos de gestão visando a modernização do setor, seu profissionalismo, credibilidade e desenvolvimento.

Saiba mais sobre nós em www.assovesc.com.br