Blumenau � selecionada como polo para projeto piloto do BID

19/07/2019 07:00:00

Objetivo � agregar informa��es ao banco de dados do munic�pio contra desastres naturais

Blumenau � selecionada como polo para projeto piloto do BID
Foto: Eraldo Schnaider

A cidade de Blumenau foi escolhida pela equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como polo para um projeto piloto do Sistema OnRoad, que é um mecanismo com foco em gestão de risco em obras de infraestrutura.

O objetivo é agregar ferramentas de informação com base em um banco de dados ao modelo já existente no município contra desastres naturais.

Além dos protocolos já utilizados pela Defesa Civil, o fato de Blumenau possuir um setor de geologia estruturado e atuante foi fundamental para que a escolha da cidade, explica o prefeito Mário Hildebrandt:

“Depois da catástrofe de 2008, Blumenau se tornou vitrine para o Brasil e para o mundo quando se fala em gerenciamento de riscos e Defesa Civil. A escolha da nossa cidade pelo BID nos deixa honrados e esperamos que o projeto tenha êxito, pois quem ganha com isso é a comunidade". 

A partir de uma série de estratégias, começando pela elaboração de mapas de suscetibilidade, identificando localidades com risco de deslizamentos de terra e também de alagamentos, inicia este propósito de integrar estratégias de ação com as informações e métodos já praticados na Defesa Civil municipal. 

Osistema ainda a criação de um banco de dados, estatísticas, identificação dos riscos, tipos de alertas e ações de respostas.

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina, pelo histórico da cidade, quanto mais Blumenau se capacitar, melhor estará preparada para lidar com desastres naturais:

“Desde a catástrofe de 2008, mudamos nossa percepção com relação a nossa abordagem e nosso próprio método de atuar e informar a população sobre os riscos geológicos”.

Para o secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais, Paulo França, o projeto contribuirá para que a cidade se torne ainda mais resiliente, principalmente no que tange a obras de engenharia:

“Com a consolidação deste projeto, Blumenau será modelo em plataforma de gestão de risco para todo o país”.


CONTEÚDO OFERECIDO POR ATLANTIS SANEAMENTO

Empresa catarinense especializada em gestão comercial e operacional das autarquias e companhias de saneamento.  

Mais de dez anos de atuação no mercado.

Presente em 27 municípios.

1 milhão de usuários atendidos.

Conheça nossos serviços AQUI.

 

LINHA DIRETA
www.atlantissaneamento.com.br
(48) 3053-2565.
Facebook
Instagram