Mestranda da Udesc Joinville � premiada em evento t�cnico do ITA

31/07/2019 12:41:00

Trabalho pesquisa modelo global para simular descargas magnetron

Mestranda da Udesc Joinville � premiada em evento t�cnico do ITA

​Uma aluna do curso de Mestrado em Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, recebeu o prêmio de segunda melhor apresentação oral de aluno de pós-graduação no 13° Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento contou com a participação de estudantes de várias regiões do Brasil e foi realizado entre 1° e 5 de julho em São José dos Campos, interior do estado de São Paulo.

O trabalho apresentado por Júlia Karnopp, intitulado “Modelo Global para Descarga DC Magnetron”, é uma parte do seu trabalho de mestrado, desenvolvido no Laboratório de Plasmas, Filmes e Superfícies da Udesc Joinville, orientado pelo professor Julio César Sagás e coorientado pelo professor Luis César Fontana.

“Estou desenvolvendo um modelo global para simular descargas magnetron. A técnica magnetron sputtering é umas das principais técnicas utilizadas para a deposição de filmes finos. Este modelo permitirá estudar o plasma gerado nesta descarga. No congresso, apresentei alguns resultados que já obtive na minha pesquisa”, relatou Júlia.

No congresso são premiadas as apresentações em formato de pôster e na forma oral. Ambas as apresentações foram divididas entre alunos de graduação e pós-graduação. O evento contou também com palestras e minicursos sobre diversas áreas da Física e visitas aos laboratórios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e à Embraer.

Além de Júlia, outros cinco alunos da Udesc Joinville participaram do evento:

Thais Macedo Vieira e Taísa Utida Barbosa, ambas do Mestrado em Física.

Gabriel Cardoso Grime e Heloisa Dellandrea do curso de Licenciatura em Física.

João Paulo Montalván Shica, do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais.

Em formato de pôster, os estudantes também apresentaram trabalhos durante o congresso, exceto o acadêmico João Paulo.

“As apresentações de trabalhos propiciaram a divulgação das pesquisas realizadas na Udesc, em especial as desenvolvidas no Laboratório de Plasmas, Filmes e Superfícies. Ter sido premiada pela apresentação da pesquisa que estou realizando no mestrado foi muito gratificante, fiquei muito feliz pelo reconhecimento do trabalho e por ter mostrado um pouco do que estamos desenvolvendo na área de simulação de plasmas. Para mim, a premiação e as discussões que pudemos ter com os demais pesquisadores durante o evento é um reflexo da qualidade das pesquisas desenvolvidas dentro Udesc”, afirmou Júlia