SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

04/09/2019 10:00:00

Evento ocorreu no �ltimo fim de semana de agosto, em diversas cidades do estado

SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

Com objetivo de fortalecer a atuação em todo o estado, o SEPROSC apoiou a primeira edição do SC Criativa Weekend, que ocorreu no último fim de semana de agosto.

Em parceria com o Senac SC, o evento agregou cerca de 100 crianças e adolescentes do estado numa maratona de games com mais de 20 horas de duração.

A iniciativa faz parte do projeto Novos Talentos/SC Games, que comemora 10 anos de atuação e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau e facilitadora do SC Criativa Weekend, destaca que “a importância do evento é a possibilidade de as pessoas desenvolverem competências como inovação e criatividade, bem como a prática da colaboração e competitividade de forma saudável”.

Diego Luiz Manarim, desenvolvedor de jogos na Playmove e monitor do evento durante os três dias, ressaltou a relevância da edição:

“Foi bom ver os participantes animados para fazer um jogo, sentir o comprometimento deles e poder imaginar esse pessoal como futuros desenvolvedores de jogos. Entrei lá imaginando algo pacato e saí de lá querendo ajudar cada um deles a entrar na área. O que mais me agregou foi em confirmar que tem pessoal de qualidade vindo para tornar a tecnologia no estado mais forte e duradoura”.

Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.

Segundo dados do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação.

 

SC Criativa Weekend

O Game Jam ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com as outras crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games, foi fundamental:

“Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”.

 

Equipes vencedoras

Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend levaram para casa um tablet.

Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela Gregório, João Carlos Pais, Miguel Cardoso, Nicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.

Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo Andrade, Bruno do Prado, Mateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.

Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur Leite, Gabriel Schmitz, João Henrique, João Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.

Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo Kienen, Lucas Leite, Mariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.