Souza Cruz encerra atividades em Blumenau e Sombrio

04/09/2019 07:00:00

Empresa demite 35 funcion�rios em reestrutura��o da opera��o

Souza Cruz encerra atividades em Blumenau e Sombrio
Pr�dio da Souza Cruz em Blumenau

A Souza Cruz divulgou hoje (03/09) comunicado anunciando o encerramento de suas operações em Blumenau e Sombrio.

Cerca de 35 pessoas foram demitidas. Outras 35 foram convidadas a trabalhar em outras unidades.

A Souza Cruz atuava em Blumenau desde 1946.

Em Sombrio havia um posto de compra.

A empresa emitiu nota oficial informando que a medida faz parte de uma reestruturação.

Também creditou a decisão ao crescimento da venda do cigarro ilegal, hoje na faixa dos 57% do mercado segundo dados da empresa.

O processamento que era feito em Blumenau será direcionado para o Paraná e o Rio Grande do Sul.

Os imóveis em Blumenau e Sombrio serão postos à venda.

Para atender a seus 8 mil produtores em SC a empresa implantou um novo posto de compra em Timbó.

A Souza Cruz informou ainda que está indenizando seus funcionários com rescisões acima do exigido por lei.

 

NOTA OFICIAL

 A Souza Cruz encerra nesta terça, dia 3 de setembro, as atividades na Usina de Blumenau (SC) e no posto de compra da cidade de Sombrio (SC). A medida faz parte de uma reestruturação do negócio visando alcançar maior competitividade na operação. O fechamento foi motivado  pelo crescimento do mercado ilegal, que representa 57% do volume de cigarros comercializados no país. 

O estado de Santa Catarina seguirá como um polo estratégico para a Souza Cruz e a compra do tabaco dos produtores da região será redistribuída para o novo posto de compra de Timbó (SC) e demais unidades da Souza Cruz no RS e no PR, de acordo com a melhor opção logística para nossos mais de oito mil produtores integrados no estado. Já o processamento do tabaco da região será direcionado para as unidades de Rio Negro(PR) e Santa Cruz do Sul (RS), que possuem estruturas para comportar a demanda de Santa Catarina.   

Reforçando o cuidado com pessoas, a Souza Cruz fez todos os esforços para realocar o maior número possível de colaboradores e convidou cerca de 50% dos 71 profissionais efetivos a  atuar em outras unidades da companhia. Para os  funcionários desligados, a companhia está concedendo um pacote de rescisão acima do que é exigido por lei e bem superior aos padrões de mercado. Além disso, será oferecido o suporte de uma consultoria para ajudá-los a se recolocar no mercado de trabalho.   

Tanto em Blumenau quanto em Sombrio, a Souza Cruz manterá os trabalhos de preservação e manutenção dos imóveis até uma futura venda dos espaços.