Termot�cnica e Feesc consolidam 25 anos de parceria em projetos

25/09/2019 10:00:00

No per�odo,empresa e entidade desenvolveram solu��es inovadoras de EPS

Termot�cnica e Feesc consolidam 25 anos de parceria em projetos

A Termotécnica, maior transformadora de poliestireno expansível (EPS) da América Latina, e a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) estão consolidando 25 anos de parceria em desenvolvimento de projetos.

Fundada em Joinville, a Termotécnica é uma empresa que atua na produção de soluções em EPS para indústrias da linha branca e marrom, automobilística, construção civil, alimentos, além do agronegócio.

Com unidades produtivas distribuídas estrategicamente pelo país, a empresa fabrica sua própria matéria-prima.

Também possui uma completa cadeia de logística reversa para coleta do EPS e reciclagem do material.

Desde o início da parceria com a Feesc, em 1994, os produtos e processos da Termotécnica passaram por diversas modificações e incrementos tecnológicos em projetos coordenados e executados pelos professores Ariovaldo Bolzan e Ricardo Machado, do Laboratório de Controle e Processos de Polimerização (LCP) do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA).

Ambos propuseram inovações nos processos de produção o que levou ao incremento significativo da produção, sem que houvesse ampliação da unidade industrial.

Eles também foram responsáveis pela automatização e controle da fabricação do EPS e melhorias na qualidade da matéria-prima e dos produtos acabados e eliminação de problemas ambientais, atuando sempre em sincronia com a equipe de engenharia da empresa, presidente e diretores.

Um dos projetos associados entre a empresa e a entidade foi intitulado de "Avanços na tecnologia de produção do EPS".

Aprovado em novembro de 2006 pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP/MCT), integrava um pacote de 56 propostas de todo o país autorizadas com o objetivo de desenvolver pesquisas em parceria com o setor produtivo.

Do total de projetos que receberam recursos, 14 eram da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), sendo dez deles com gestão da Feesc, em conjunto com empresas de diversos setores.