Startups recorrem aos pets para melhorar clima organizacional

08/10/2019 13:00:00

Presen�a de cachorros torna ambiente empresarial mais alegre

Startups recorrem aos pets para melhorar clima organizacional

A presença dos pets tem sido um dos recursos utilizados para deixar o ambiente empresarial mais alegre.

Em um estudo conduzido por especialistas da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, com a participação de 80 pacientes com distúrbio depressivo, 33 deles tiveram melhora significativa ao ter contato com pets, associado ao tratamento com terapia e medicamentos sob supervisão médica.

Após 12 semanas, aproximadamente um terço deles não possuía mais sinais da doença.

 

Conheça cases de startups que estão incorporando os pets em seu dia a dia, em benefício do clima organizacional.

Na Motoboy.com, plataforma para entregas ultra-rápidas que conecta motoboys a pessoas físicas e jurídicas para entregas de documentos e produtos diversos, um dos membros do time é o Romero, um pug de quatro anos que é a alegria da equipe.

"Percebemos que a presença dele tem proporcionado momentos de descontração, com a equipe querendo tirar fotos com ele, o abraçando e curtindo sua companhia, principalmente nos dias de maior estresse. Com certeza afeta positivamente a produtividade, ao mesmo tempo em que possibilita momentos de maior integração entre todos", destaca Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com.

 

Outra empresa que resolveu adotar um pet pra chamar de seu é a fintech Asaas.

A cadelinha Asinha chegou na empresa há pouco tempo, mas já conquistou os profissionais.

Ela recebeu o cargo de Analista de Felicidade Jr., faz parte da empresa e tem até folha de pagamento.

“Os benefícios já foram sentidos logo nos primeiros dias da chegada da Asinha. Os colaboradores estão mais felizes, disputam a atenção dela e ainda esperam ansiosamente para poder levá-la para casa nos fins de semana”, explica o CEO Piero Contezini.

Além de promover o bem-estar dentro da empresa, a chegada da cadelinha foi uma maneira de incentivar a adoção de animais, uma das causas da empresa. 

 

Os animais também ajudam na interação entre funcionários e tornar o ambiente de trabalho mais leve.

Foi pensando nisso que a Cheesecake Labs decidiu permitir que os funcionários levem seus pets ao trabalho.

Para Caroline Schmitz, diretora de gestão de pessoas da empresa, “os animais ajudam a deixar o ambiente de trabalho mais leve e aconchegante para quem convive com eles e estimulam a motivação dos que os levam para o escritório, deixando-os menos preocupados e mais focados nas atividades diárias”. 

 

A presença de um pet também ajuda a construir a imagem da empresa. Na CredPago, a empresa recebe a visita do Credinho, cachorro cujo nome foi escolhido por clientes.

O pet ajuda a promover a interação entre os funcionários e criam um ambiente de trabalho mais produtivo, de acordo com redatora publicitária na empresa Aline de Melo