Planejamento Estrat�gico 2020: onde est� a lideran�a sustent�vel da sua empresa?

14/10/2019 15:00:00

Consultora Roseli Capudi fala sobre desafios e oportunidades do assunto

Planejamento Estrat�gico 2020: onde est� a lideran�a sustent�vel da sua empresa?
Roseli Capudi: planejamento deve estar alinhado com diretrizes sustent�veis

Chegou a hora de pensar no planejamento estratégico de 2020: como você avalia a consciência sustentável dos líderes da sua empresa? Quem tem mais habilidades para criar programas de gestão sustentável?

Ainda não tinha parado para pensar nisso? 

A consultora catarinense em planejamento sustentável Roseli Capudi enumera desafios e oportunidades do novo líder para conciliar atitudes responsáveis e resultados, em um cenário de crise climática no mundo.​

  • O momento em que líderes do mundo todo se reúnem na Cúpula do Clima da ONU, discutindo a crise climática global, é ocasião ideal para a iniciativa privada começar agir, de fato, com base no tripé da sustentabilidade.

  • Antes que todo mundo pense que estamos falando apenas em preservação do meio ambiente, é importante dizer que liderança sustentável está relacionada a uma atenção maior dos gestores aos impactos gerados por suas ações na vida das pessoas, dentro e fora das organizações. 

  • Chamo de liderança sustentável a atuação profissional embasada em três dimensões: uma empresa só se sustenta ao conquistar o equilíbrio econômico, social e ambiental.

  • Liderar uma organização atualmente requer o desenvolvimento da consciência responsável em todos os aspectos.

  • A empresa precisa gerar resultados, manter a economia ativa, manter todos os stakeholders satisfeitos e, ainda, minimizar os impactos ambientais.

  • Estamos presenciando a era da transformação, na qual predomina uma urgência latente.

  • Precisamos atrelar a esta urgência ações efetivas que transformem a atual economia linear - onde só produzimos e descartamos - em uma nova consciência de sistema econômico, a economia “circular”, onde produtos sejam reciclados, retornem para produção de forma mais consciente e haja a promoção da “economia social”.

  • Para auxiliar a gestão e manter o equilíbrio sustentável, o novo líder deve contar com ferramentas adequadas ao porte da empresa e incorporar políticas e diretrizes na gestão, com objetivos bem definidos na busca de uma gestão mais sustentável.

  • Incorporar ações responsáveis no planejamento é uma forma de gestão da transparência. 

  • Uma empresa que publica e pratica suas intenções de não aceitação de vantagens e propinas dentro da organização, por exemplo, pode evitar que este tipo de atitude contamine a organização.

  • A liderança sustentável é uma escolha de vida que deve estar em harmonia com um propósito maior. Algo que tenha coerência com as crenças pessoais, profissionais e organizacionais. É um exercício da consciência responsável.

  • A Cúpula do Clima reúne representantes de 60 países para discursar sobre suas iniciativas para conter os danos ao meio ambiente. 

  • O evento ganha contornos ainda mais relevantes após a crise das queimadas e pelo fato de o ano que vem ser considerado uma data crucial em termos de esforços para conter as mudanças climáticas.

  • Em 2020, as regras estabelecidas pelo Acordo de Paris, que já está em vigor, começam a valer de fato para os 195 países signatários. Sem falar dos 17 compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.

  • Portanto, há muitas ações ainda a se fazer, e as organizações que não estiverem com seus planejamentos bem alinhados com diretrizes sustentáveis, certamente vão sofrer as consequências, porque os clientes estão de olhos bem abertos.
     

SOBRE A CONSULTORA

Graduada em Administração pela Univali, possui especialização MBA em Marketing pela FGV e capacitação em coaching executivo pela Unindus.

Formada em Responsabilidade Social Empresarial e Projetos Sociais pela COPPE/UFRJ e palestrante pela Fadel Palestrantes.

Possui experiência em processos de Certificação de Qualidade e ferramentas de gestão sustentável.

É empresária no ramo da hotelaria e consultora em negócios sustentáveis.

Além de ser consultora líder na Ponto de Apoio Consultoria Empresarial.

É coautora dos livros Ideias que Conectam, Resultados que Transformam e Segredos de Alto Impacto