Softplan investe em capacita��o interna para reten��o de talentos

16/10/2019 15:30:00

Empresa de Florian�polis conta com quase 2 mil funcion�rios

Softplan investe em capacita��o interna para reten��o de talentos

Um conceito cada vez mais discutido pelos setores de Recursos Humanos (RH) das empresas é o employer branding, que une RH e marketing.

A imagem de uma instituição enquanto empregadora, remuneração, cultura organizacional, clima no ambiente de trabalho, benefícios e oportunidades que oferece, é fundamental para sua capacidade de atração e retenção de funcionários.

“As empresas já possuem uma imagem de marca empregadora no mercado naturalmente. A ideia com o employer branding é utilizar aspectos reais da cultura da empresa para deixar claro o que ela tem de melhor, tornando-a atraente para os profissionais que irão se identificar com ela, aumentando desde esse momento a assertividade do processo seletivo, e consequentemente a retenção de talentos, por contratar funcionários que se identificam com os valores da empresa”, comenta Eduardo Varella, CEO da Codenation, empresa de aceleração e desenvolvimento de carreiras.

 

Capacitação e desenvolvimento

Com mais de 1,9 mil profissionais, a Softplan, de Florianópolis, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, investe em iniciativas para capacitar e desenvolver seus talentos, além de atrair novos profissionais.

Uma das ações é a parceria com a Codenation, por meio do programa Aceleradev, para promover uma rodada de treinamentos com foco em diferentes linguagens de programação e frameworks.

De acordo com Rodrigo Santos, diretor de Operações da Unidade de Justiça da Softplan, o trabalho feito em conjunto com a Codenation possui dois vieses na estratégia de employer branding da companhia:

“O primeiro é voltado à captação de talentos que ainda estão no começo da carreira, mas que podem ser acelerados para gerar valor para a empresa numa velocidade maior. E, num segundo momento, como estamos em um processo de transformação digital contínuo na Softplan, a Codenation nos ajuda a desenvolver nossos profissionais, independentemente do seu conhecimento em tecnologia, e a capacitá-los para que migrem para a área”.

Há sete anos na empresa, ele é um exemplo de profissional que migrou de um segmento específico de mercado para a tecnologia.

Formado em Direito, Santos se especializou em gestão empresarial, qualidade e produtividade, e globalização e cultura, antes de trabalhar com tecnologia.

É um dos funcionários que atua na unidade de negócio com foco em Justiça da companhia, que possui ainda outras três verticais de mercado: gestão pública, indústria da construção e saúde.