G�s para a ind�stria deve aumentar 4% em janeiro e 8% em julho de 2020

18/10/2019 13:00:00

Informa��o foi adiantada por t�cnicos da SCG�s, durante reuni�o de diretoria da Fiesc

G�s para a ind�stria deve aumentar 4% em janeiro e 8% em julho de 2020

Em 2020, o gás natural para a indústria catarinense tem previsão de reajuste de 4% em janeiro e de 8% em julho, adiantou o assessor da diretoria de administração e finanças da SCGás, Marcos Tottene.

Ele e o gerente de planejamento da companhia, Ricardo Santa Catarina, participaram da reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), nesta sexta-feira, dia 18, em Florianópolis.

“Por enquanto, a conta gráfica mostra que o impacto tarifário previsto tem esses dois movimentos”, informou Tottene, lembrando que há uma chamada pública em andamento para buscar o suprimento do insumo a partir de março do próximo ano, quando se encerra o contrato de fornecimento da SCGás com a Petrobras.

O gás chega ao estado por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol).

A renovação do contrato com a Petrobras implicaria aumento do preço por conta de uma nova política de mercado aplicada pela estatal brasileira.

“Estamos passando por um momento de grande mudança nacional no setor de gás. A Petrobras está saindo de um papel de grande atuação na cadeia, desde a produção à distribuição, e dá espaço para novos agentes. Em Santa Catarina, estamos vivendo esse processo efetivamente”, declarou Ricardo, observando que há em curso uma chamada pública para aquisição de gás, realizada por cinco concessionárias das regiões sul, sudeste e centro-oeste, que são atendidas pelo Gasbol.

Foram selecionadas as empresas Petrobras, Shell, Total e YPFB, que agora estão na fase de negociação da chamada.

Na próxima quarta-feira, dia 23, o tema será abordado em reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc, quando será lançada a frente parlamentar do gás natural pela Assembleia Legislativa.