Florian�polis institui Dia da Nanotecnologia e homenageia laborat�rio da UFSC

17/10/2019 13:00:00

Projeto de Lei confere o dia 1 de mar�o como homenagem ao Labtox

Florian�polis institui Dia da Nanotecnologia e homenageia laborat�rio da UFSC

A nanotecnologia figura entre os eixos do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) de Florianópolis, que prevê ações de políticas públicas integradas para o desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos.

Elaborado por meio da parceria entre Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o primeiro plano estratégico vai funcionar de forma sistêmica para alavancar os principais setores da cidade com base no turismo e na tecnologia.

O Pedem mapeou cinco eixos que demandam políticas e ações públicas:

  1. Turismo Comércio, Economia Criativa e do Mar

  2. Tecnologia da Informação e Comunicação

  3. Tecnologia em Saúde e Bem Estar

  4. Nanotecnologia e Novos Materiais

  5. Energia

Uma das metas discutidas no âmbito do eixo nanotecnologia e matérias inovadores foi a criação de uma data que celebre os avanços na área.

O projeto de lei foi aprovado neste mês de outubro pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e no dia 1 de março passa a ser o Dia Municipal da Nanotecnologia.

O ato é uma homenagem ao Laboratório de Toxicologia Ambiental (Labtox) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável por pesquisas e formação de recursos humanos de alto nível no contexto da nanotecnologia e nanotoxicologia.

O Labtox foi criado em 1 de março de 1997 pelo professor William Gerson Matias, supervisor do setor desde seu início.

Neste período, alunos e pesquisadores do laboratório publicaram 32 dissertações, 12 teses, além de 50 artigos científicos em revistas internacionais.

Deste total, 8 dissertações, 4 teses e 21 artigos relacionavam-se ao campo da nanotecnologia.

O Labtox foi o primeiro a promover estudos toxicológicos sobre nanoestruturas (nanotoxicologia) no estado de Santa Catarina e um dos primeiros no Brasil.