Perini firma parceria para projeto de sustentabilidade com Embraco e Schulz

04/11/2019 13:00:00

Perini firma parceria para projeto de sustentabilidade com Embraco e Schulz

Iniciada em outubro deste ano, a parceria entre o Perini Business Park, Embraco e Schulz possibilita o uso da areia descartada de fundição (ADF) para pavimentação e como base de áreas de estacionamento no maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

A ideia surgiu do trabalho já realizado pela Comissão Técnica de viabilização de uso de Areias Descartadas de Fundição (Decreto 29.756 de 2017), composta por membros do poder público, instituições de ensino e fundições de Joinville.

As empresas parcerias deste projeto possuem práticas sócio ambientais reconhecidas, além de controle de processo e certificações.

Em Joinville, estima-se que serão geradas em 2019 cerca de 400.000 ton de ADF e parte deste volume será destinado ao projeto no Perini, que possui a Autorização Ambiental, expedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A utilização desta areia traz benefícios ambientais como a diminuição da extração de recursos naturais e aumento da vida útil do aterro.

A utilização da ADF é regulamentada pela lei estadual 17.479/2018, baseada em estudos científicos realizados por instituições de ensino e pesquisa, como os da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), validados por órgãos regulamentadores, que comprovam a ausência de riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

Alinhamentos com práticas internacionais

Dentre os cases de destaque global, estão o dos Estados Unidos, que há mais de 20 anos, utilizam cerca de 50% da ADF na agricultura, asfalto, obras rodoviárias e de saneamento, além de coberturas de aterros e artefatos de cimentos.

Esta prática também é amplamente difundida em países da Europa, como Alemanha, Dinamarca e Suécia.

O projeto realizado no Perini Business Park está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principalmente relacionado com o Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis, que tem como uma das metas reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.