Aluno da Univali cria aplicativo de alerta e mapeamento criminal

14/11/2019 12:00:00

Aluno da Univali cria aplicativo de alerta e mapeamento criminal

Registrar e fornecer informações de ocorrências criminais.

Assim define André Luiz da Silva, aluno do 10º período do curso de Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sobre o aplicativo “Teseu", criado por ele e dedicado à segurança pública.

O software foi desenvolvido pelo acadêmico no Trabalho Técnico Científico de Conclusão de Curso (TTC), com orientação do professor Marcelo Magnani.

O Teseu permite o cadastro e a disponibilização de detalhes das ocorrências presenciadas, com o objetivo de alertar pessoas próximas sobre o risco de segurança do local.

Além disto, possibilita a importação de contatos da agenda telefônica. “Sempre que você estiver em perigo, os seus contatos de confiança serão notificados através de SMS", explica Silva.  

O aplicativo possui uma atividade de pontuação, que é medida pelo engajamento.

Quando a pontuação aumenta, o usuário sobe de nível e assume posição de destaque, identificada pelos brasões de bronze, prata e ouro.

Ela poderá abaixar em casos de cadastro de ocorrências falsas, que se denunciada cinco vezes, é removida do aplicativo.

Silva ressalta que pretende firmar uma parceria com entidades de segurança: “A ideia é realizar algum tipo de integração com a polícia para que eles acompanhem as ocorrências e também utilizem o recurso como fonte de informação".

O Teseu pode ser utilizado em qualquer município, mas por ser um aplicativo colaborativo necessita da participação do público para se tornar atrativo.

O software está em fases de testes e, por isso, está sujeito a ajustes e melhorias. Ele está disponível para o sistema Android, para acessá-lo clique aqui.

Mais informações: (47) 3341-7544, no curso de Ciência da Computação | (47) 99900-1415, com o acadêmico André Luiz da Silva.