Patrocinado
Mutirão de cirurgias e exames oftalmológicos acontecem em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

Mutirão de cirurgias e exames oftalmológicos acontecem em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) planeja realizar cerca de 300 cirurgias em sistema de mutirão e 500 exames oftalmológicos até o final deste ano.

Algumas cirurgias, como as otorrinolaringológicas, já tiveram início no último sábado, dia 3, quando 15 pacientes que estavam na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), junto ao Hospital Santo Antônio, foram operados.

Está prevista a realização de mais 125 cirurgias simples, que não acarretam necessidade de internação, como amígdala, adenóide e microcirurgia otológica.

Outro mutirão, da especialidade de dermatologia, começou nesta quinta-feira, dia 8 e segue nesta sexta-feira.

São 12 pacientes de casos mais complexos que precisam de cirurgias ambulatoriais e que já fazem acompanhamento na Policlínica Lindolf Bell.

Já na ortopedia serão operados especificamente 80 pacientes com Síndrome do Túnel do Carpo, normalmente causada na mão, por esforço repetitivo.

Os procedimentos pré-operatórios, como exames e agendamentos, já estão sendo realizados.

Conforme explica a diretora de Assistência à Saúde, Elisa Schreiner, todos os pacientes chamados para a realização das intervenções cirúrgicas estão em fila de espera, mas foi necessário priorizar cirurgias eletivas, bem como recursos e materiais cirúrgicos:

“Estamos realizando os mutirões em parceria com os hospitais, e dependemos da capacidade instalada da instituição, materiais, equipes e agendas, bem como de recursos financeiros, que vem tanto do Ministério da Saúde, do governo do Estado e do município também".

A frente da Secretaria desde junho, o secretário Marco Antônio Bramorski ressalta que, dentro das possibilidades da secretaria, ações como essa de mutirão cirúrgico serão realizadas para reduzir filas e proporcionar um melhor atendimento em saúde para a população:

“Os casos cirúrgicos são responsabilidade do governo do estado, mas entendemos que é possível desenvolver ações que minimizem o problema das longas esperas, principalmente estabelecendo parcerias como essa com o Hospital Santo Antônio. E continuaremos buscando recursos financeiros para melhorar o atendimento em todos níveis e esferas”.

Bramorski reforça ainda as ações que tem sido realizadas pela Administração para que as filas, tanto na atenção básica, quanto de exames e cirurgias sejam reduzidas, promovendo mais agilidade no atendimento da população, como a marcação de consultas pelo aplicativo Pronto e o gerenciamento dos agendamentos.

A marcação de 500 avaliações da necessidade de exames oftalmológicos em pacientes diabéticos já está em andamento pela equipe.

Todos serão atendidos no dia 24 de novembro, no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz, o Galegão.

Após a avaliação, havendo necessidade de exames complementares, os pacientes serão encaminhados.

A ação será realizada em parceria com a Associação Filosófica e Beneficente Justiça do Trabalho e a avaliação será realizada por profissionais da equipe da Renal Vida e do Núcleo de Atenção em Diabetes (Semus).

Patrocinado
Patrocinado