ZEN reconhecida entre as melhores do mundo em Filosofia Lean

19/11/2019 11:30:00

ZEN reconhecida entre as melhores do mundo em Filosofia Lean
O presidente da ZEN, Gilberto Heinzelmann, em Bolonha durante apresenta��o do case

A ZEN SA, indústria automotiva sediada em Brusque, está entre as empresas no mundo que melhor aplicam a cultura da melhoria contínua e do anti desperdício em prol da eficiência de suas operações. 

A empresa obteve o reconhecimento ao alcançar o segundo lugar global de avaliação promovida pelo Kaizen Institute, o mais importante instituto voltado a propagar a Filosofia Lean

O presidente da ZEN SA, Gilberto Heinzelmann, esteve em Bolonha, na Itália, para representar o Brasil e receber uma condecoração pela empresa, que conquistou o segundo lugar no Global Kaizen Award:

“Grande honra e orgulho representar o time da Zen nesta cerimônia de premiação. Mais de 200 empresas em sete países apresentaram seus cases de melhoria contínua”.

“Destes, sete foram representados no evento global em Bolonha, tendo a Zen sido premiada como segunda colocada”.

“As ferramentas do Lean podem ajudar empresas e instituições brasileiras a elevar o país a um novo patamar de competitividade global”. 

Como vencedora do Global Kaizen Award, a ZEN SA apresenta um cenário almejado por empresas de todos os portes. 

Em cinco anos o Custo de Não Qualidade (CNQ) teve redução de mais de 80%.

A produtividade cresceu 30%.

O tempo que uma peça leva para passar por todos os processos até ser enviada ao cliente reduziu em 75%

Além do ganho em produtividade, o trabalho orientado pelo Lean também contribui para a segurança dos colaboradores. 

Neste período, a empresa reduziu em 95% o número de acidentes

Para padronizar a manufatura com base nos conceitos do Lean, em 2017 a companhia lançou seu próprio sistema de manufatura.

 

O LEAN

Lean é uma filosofia largamente disseminada na indústria, com adesão de grandes companhias mundiais.

É reconhecidamente um dos métodos mais eficientes para reduzir custos e identificar perdas e desperdícios nos processos.

Embora implantada principalmente na manufatura, o Lean pode ser aplicado aos mais diversos segmentos e portes, ajudando empresas a melhorar processos e maximizar ativos.

 

Confira as informações divulgadas pela ZEN sobre a conquista do prêmio:

  • O Kaizen Institute atua em mais de 30 países.

  • Anualmente, seus escritórios regionais concedem o Prêmio Kaizen Lean em diferentes categorias. 

  • No Brasil, a premiação é realizada há quatro anos em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Vanzolini e Instituto Mauá de Tecnologia. 

  • A ZEN SA foi indicada pelo case relacionado ao Sistema de Manufatura ZEN, vencedor da principal categoria da edição brasileira do Prêmio em 2018, concorrendo com as empresas Scania e Siemens.

  • Para ser aceita como finalista da edição global, a empresa catarinense passou por nova avaliação e aprovação de outras filiais do Kaizen Institute no mundo.

  • O primeiro lugar ficou com a portuguesa Galp.

  • Em segundo ficou a ZEN SA.

  • Em terceiro a italiana Ducati Motor Holding. 

  • Ainda estavam entre os finalistas os seguintes representantes de diferentes países: Grupa Kapitałowa PKP Energetyka (Polônia), LEONI Kerpen GmbH (Alemanha), Royal FloraHolland (Holanda) e Zoetis (Espanha).

  • O Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) envolve os colaboradores em torno da cultura da qualidade e da melhoria contínua.

  • Esta metodologia considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa.

  • Colaboradores, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação.

  • Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade.

  • O Curso Agente Lean é um dos destaques do Sistema de Manufatura ZEN, pois prepara colaboradores para atuar com o pensamento Lean. As aulas são ministradas por colaboradores qualificados, valorizando os talentos internos e incentivando a troca de conhecimento dentro da própria empresa.

  • Desde 2013, mais de 200 colaboradores já se formaram como agentes Lean. Ao finalizar o curso, que tem duração de três meses, o colaborador apresenta um projeto para melhorar processos ou evitar desperdícios na empresa.

  • A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo.

  • Conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. 

  • Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada.

  • Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 11 milhões de produtos.

  • Seu portfólio também inclui polias de alternador, tensores de correias, kits de distribuição, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões.

     



Somos um escritório contábil com sede em Blumenau.

Estamos há dez anos no mercado.

Auxiliamos de pequenas a grandes empresas desde a sua constituição e durante todo o seu processo de crescimento.

Parabenizamos a ZEN SA por essa importante conquista que serve de exemplo e estímulo a todos os que buscam sempre a maior qualidade em seus processos, serviços e produtos.

 

LINHA DIRETA

www.imperiocontabilidade.com.br

Rua Joinville, nº 330 - Vila Nova, Blumenau

Whats: (47) 32327157

Fones: (47) 3232-7157 e 3237-7569

[email protected]