Patrocinado
Projeto une sensores meteorológicos, educação e rede de colaboração

Foto: Eduarda Loregian

Projeto une sensores meteorológicos, educação e rede de colaboração

Por Ana Paula Dahlke
Redação Jornal de Blumenau

 

Cinco equipamentos feitos com impressora 3D instalados em Blumenau, Indaial, Timbó e Bombinhas captam em tempo real informações como temperatura, umidade e pressão.

O projeto é encabeçado há um ano por Carlos Augusto Grahl, analista de sistemas da empresa Senior.

Na época, ele fez uma campanha de financiamento coletivo online para captar recursos e desenvolver a ideia. O valor arrecadado foi cerca de R$ 10 mil.

Um dos objetivos, de acordo com ele, é auxiliar na prevenção de desastres naturais que as cidades periodicamente enfrentam, podendo os dados serem consultados por órgãos como AlertaBlu e Defesa Civil, por exemplo.

Com a ideia de expandir para o maior número de cidades possíveis, as parcerias podem ser feitas com pessoas, escolas, empresas e entidades interessadas em montar uma estação. O custo de cada unidade é R$ 150.

Assim que demonstram o interesse, Carlos promove uma capacitação que leva em torno de seis horas com conceitos básicos de programação e funcionamento do aparelho.

Após essas etapas, as informações climatológicas são captadas e enviadas ao site do Temperatura Aqui.

Uma recente foi com o Entra 21 Blusoft. Ele fez uma capacitação com estudantes do programa e cinco estações devem ser implantadas pela entidade até o início do próximo ano:

“Um dos nossos grandes pilares é a educação. Nós acreditamos que ela é essencial para um futuro melhor. Por isso o Temperatura Aqui é também um grande projeto de educação para jovens”, finaliza Carlos.

Interessados em participar do projeto podem entrar em contato através do e-mail contato@temperaturaaqui.com.br
 

Patrocinado
Patrocinado