TECNOLOGIA

Transformação digital: domínios e principais mudanças no cenário empresarial

12/12/2019 08:00:00

Transformação digital: domínios e principais mudanças no cenário empresarial

O século XXI foi – e ainda está sendo – marcado por grandes inovações e revoluções tecnológicas que transformaram milhares de processos em todos os setores da sociedade.

A transformação digital no cenário empresarial não é apenas uma opção.

É uma necessidade que precisa ser incorporada pelas empresas como forma de garantir sua sobrevivência no mercado.

As mudanças constantes proporcionadas pela tecnologia exigem a adoção de novos processos, técnicas e ferramentas para acompanhar as tendências do mercado.

Empresas que eram líderes em seu segmento de atuação há 30 anos, por exemplo, mas que não acompanharam a transformação digital e acabaram falindo ou sendo engolida pelos concorrentes. 

Um grande exemplo é a Kodak, uma gigante mundial que produzia filmes fotográficos comercializados no mundo todo.

Ela ficou estagnada frente às novas necessidades do mercado.

Decretou falência em 2012.

Se você não quer seguir o mesmo caminho, é preciso adequar sua empresa aos processos de transformação digital para garantir mais competitividade, produtividade e relevância em sua área de atuação.

 

O que é transformação digital?

Quando falamos em transformação digital, ainda é comum pensar que apenas a utilização de computadores, máquinas e ferramentas digitais sejam suficientes para sua empresa fazer parte desse novo cenário.

Esses elementos realmente devem fazer parte da realidade de uma empresa, mas a transformação digital vai muito além disso. 

Podemos definir a transformação digital como um amplo processo no qual a tecnologia é utilizada, sobretudo, para otimizar o desempenho, alcançar melhores resultados e garantir a satisfação do cliente final.

É muito mais do que apenas usar ferramentas tecnológicas para automatizar determinadas atividades e facilitar o dia a dia dos gestores e colaboradores.

No cenário da transformação digital, a tecnologia deve desempenhar um papel estratégico central.

Mais do que apenas trazer a digitalização para dentro da empresa e utilizá-la como elemento de apoio e superficial, é necessário que a tecnologia seja vista como o centro direcionador para todas as estratégias e ações da empresa. 

 

Os domínios da transformação digital

Em seu livro “Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital”, o autor David Rogers, especialista em estratégia digital, lista 5 domínios estratégicos que devem fazer parte da transformação digital. Saiba mais sobre cada um deles!

 

Cliente

Se antes os clientes eram vistos apenas como meros espectadores bombardeados por propagandas de comunicação em massa, hoje eles ocupam um papel central para garantir o sucesso das vendas de uma empresa.

Com o uso de ferramentas digitais, as maneiras de descobrir, avaliar, comprar e usar um produto estão sendo ressignificadas pelas novas formas de interação entre usuário-empresa e usuário-usuário. 

 

Competição

Na era da transformação digital, competição não é apenas o que acontece entre empresas de um mesmo segmento que oferecem produtos e serviços semelhantes.

O que está acontecendo é que a cadeia de fornecedores, por exemplo, responsáveis por fornecer insumos e matéria-prima, passem a oferecer valores parecidos aos clientes, fazendo com que parceiros de longa data se tornem seu principal concorrente, ao servir o cliente diretamente, sem o intermédio de sua empresa. 

 

Dados

Os dados desempenham um papel fundamental quando falamos em transformação digital.

A maneira como as empresas produzem, analisam e usam as informações geradas dentro da própria organização faz toda a diferença para elaborar estratégias e ações assertivas que contribuem para o crescimento do negócio.

Para que isso seja possível, é imprescindível utilizar uma ferramenta de Business Intelligence (B.I.) para auxiliar em todo o processo.

 

Inovação

Inovação é palavra de ordem no cenário de transformação digital, uma vez que contribui para as empresas conquistarem o mercado com novas ideias, produtos e serviços que se encaixam perfeitamente à medida que surgem novas necessidades e demandas do mercado.

Mas para que a inovação seja realmente efetiva e você não acabe no prejuízo, os experimentos devem ser cuidadosos e realizado com protótipos de viabilidade mínima, que maximizam o aprendizado ao mesmo tempo em que minimizam os custos.

 

Valor

O valor que o negócio entrega aos clientes é um grande diferencial da transformação digital.

Por mais que o valor de produtos e serviços faça parte da realidade de empresas tradicionais, estas, na grande maioria das vezes, possuem valores imutáveis.

E isso é um grande perigo quando falamos do cenário digital.

É preciso ter um planejamento eficiente a longo prazo, para garantir evolução constante, considerando todas as tecnologias como forma de otimizar a proposta de valor que é entregue aos clientes.

 

Quais são as principais mudanças?

A transformação digital implica em uma série de mudanças e novos desafios que precisam ser encarados diariamente, afinal a implantação dessa grande transformação é um processo gradativo que não acontece de uma hora para outra.

 

Abaixo, vamos apresentar as principais mudanças que você precisa se preocupar quando for fazer a transformação digital do seu negócio.

 

Cultura organizacional

Por mais que você esteja empenhado em colocar a transformação digital em prática, de nada adiantará se sua equipe não estiver engajada em trabalhar para que isso se torne uma realidade. Por isso, um dos primeiros passos é mudar sua cultura organizacional e fazer com seus colaboradores entendam a importância de novos processos para se adequar à essa nova realidade. 

 

Relação com o cliente

Você ainda coloca sua empresa e seus produtos no centro de suas operações? ]

Se sim, seu negócio não está preparado para fazer parte da transformação digital, afinal nesse cenário as pessoas devem estar no centro da estratégia, e não o que você está vendendo.

Os novos modos de consumo e as novas exigências dos consumidores modernos fazem com que a satisfação do cliente se torne uma peça-chave para garantir a sobrevivência das empresas no mercado. 

 

Processos operacionais

Lembra que citamos que computadores, máquinas e ferramentas digitais devem fazer parte do processo de transformação digital de uma empresa?

Pois bem, como parte integrante das operações empresariais, é preciso utilizar a tecnologia a favor de seus processos operacionais.

Com isso, é possível garantir agilidade, assertividade, produtividade, dentre tantos outros benefícios para sua empresa. 
 

Modelos de negócio

Você já deve ter visto um caso de alguma startup que revolucionou o mercado com ideias inovadoras e acabaram desestabilizando grandes empresas tradicionais.

Isso se deve ao fato de que elas enxergaram a possibilidade de oferecer um novo produto ou serviço graças à utilização de novas tecnologias.

Para isso, podemos citar três aspectos principais: a expansão do escopo do modelo atual através de serviços digitais, acompanhamento de mudanças no comportamento do consumidor e reconstrução de produtos ou serviços para tornarem-se digitais. 

 

Como um ERP pode te ajudar?

A utilização de um ERP é um importante passo para sua empresa fazer parte da transformação digital, mas vale ressaltar que ela abrange muito mais do que apenas a utilização de tecnologia em seu negócio.

A grande vantagem do ERP é a capacidade de proporcionar benefícios para a gestão e para os processos operacionais de sua empresa. 

Com o SOU.IS Gestão Empresarial, sua empresa conta com uma solução completa, com módulos e funcionalidades que garantem diversos benefícios para seu negócio. Dentre eles, podemos destacar:

  • Integração entre os setores

  • Comunicação assertiva

  • Inteligência de dados

  • Automação de atividades

  • Informações em tempo real

  • Acompanhamento das atividades de clientes
     

A transformação digital chegou para ficar.

Se sua empresa não se adaptar a essa nova realidade, você está correndo o risco de perder espaço no mercado e acabar sendo engolido por concorrentes que estão de olhos nas novas tendências.

E isso não vale apenas para grandes empresas. Negócios de pequeno e médio porte precisam, ainda mais, fazer parte desse novo cenário se quiserem conquistar competitividade no mercado. 

Quer saber mais detalhes de como nosso ERP pode ajudar sua empresa a fazer parte da transformação digital?

Entre em contato com a Sou.is e solicite uma demonstração!