Tek Trade triplica importa��o de pain�is solares

13/12/2019 10:00:00

At� o final de 2019, a estimativa da Tek Trade � importar cerca de 17 mil pain�is solares.

Tek Trade triplica importa��o de pain�is solares

As importações de módulos fotovoltaicos da China pelo Brasil cresceram no último ano, segundo levantamento do mercado fotovoltaico feito pela Greener.

Em Santa Catarina, empresas acompanham o acréscimo como no caso da Tek Trade, que triplicou o número de painéis solares asiáticos importados de janeiro a novembro, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Até o final de 2019, a estimativa é trazer cerca de 17 mil unidades de painéis solares.

 

“Santa Catarina oferece vantagens em relação a outros estados brasileiros por possuir infraestrutura com cinco portos - Itajaí, São Francisco do Sul, Imbituba, Navegantes e Itapoá -para o transporte de cargas.

Além disso, é reconhecida como uma referência em termos de centro logístico, com opções de armazenagem, transporte rodoviário e ferroviário. Neste sentido, a Tek Trade contribui para o desenvolvimento do setor ao oferecer processos de importação e/ou exportação com qualidade, agilidade e custo reduzido”, explica o diretor da Tek Trade, Sandro Marin.

 

Os equipamentos mais vendidos são de silício como o 340 polisilício, um modelo chinês de alta performance, homologado pelo Inmetro. Outro equipamento bastante comercializado, ideal para o Sul do país, é o 370 monosilício, locais com temperaturas mais amenas.

 

Como principais clientes estão empresários, principalmente do setor de plástico e metalmecânico, além de comércios e fábricas que possuem câmaras frias e, dessa forma, alto consumo de energia. Destaque ainda para a instalação em usinas, especialmente no Centro-Oeste e no Nordeste brasileiro.

 

Segundo Marin a procura do consumidor final também tem crescido. “Cada dia as tecnologias estão mais eficientes e gerando mais Watts por metro quadrado. Além disso, o tempo de retorno do investimento inicial está menor.  Já existe opção de financiamento com juros de 1% ao mês para a aquisição de sistemas fotovoltaicos em residências e carência de até 2 anos para começar a pagar. A redução das taxas de juros pelo apelo sustentável com subsídios do governo – como não ter imposto de importação e de ICMS - também auxiliam para o crescimento da geração de energia distribuída”, explica.

 

SOBRE A TEK TRADE

A Tek Trade é uma empresa catarinense e atua há mais de dez anos no ramo de importação e exportação no Brasil. É membro fundador do SINDITRADE – Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina. Entre uma variada gama de produtos, já importou mais de 25 mil veículos para montadoras e distribuidoras. Atua também na importação e distribuição direta de produtos como autopeças, impressoras 3D e painéis solares.

SAIBA MAIS: www.tektrade.com.br