Desenvolvimento tecnol�gico � foco de visita da FIESC em Chapec�

07/02/2020 18:30:00

Desenvolvimento tecnol�gico � foco de visita da FIESC em Chapec�

A equipe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) esteve em Chapecó na última quarta-feira (5), visitando empresas para entender como o sistema pode colaborar com as demandas e também se reunir com lideranças das mesmas.

Estiveram na cidade o Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates, e a gerente executiva do IEL/SC Eliza Coral.

Além disso, ocorreu o Workshop Inovação & Competitividade.


Durante a manhã, visitaram a Sitec Soluções Industriais, empresa que atua na área de automação industrial. O diretor administrativo Emerson Puton apresentou todo o Grupo Fluxo, do qual a Sitec é uma das cinco empresas.

Outra indústria visitada foi a Eletro Service, que está há 17 anos no mercado, realizando obras de instalações elétricas em todo o Brasil.

A principal questão formulada feita por Fiates e Eliza, não apenas ao diretor, mas também aos menores aprendizes, foi como o sistema SESI/SENAI pode colaborar e acrescentar ao desenvolvimento da empresa e dos funcionários.

As sugestões foram ouvidas e serão analisadas, podendo se tornar projetos futuros.


Workshop:

 

Fiates e Eliza comandaram o Workshop Inovação & Competitividade. Apresentaram dados comparativos do País, do Estado e da região para demonstrar em quais áreas Chapecó se destaca e pode se desenvolver.

Segundo os dados apresentados, em 2011, Santa Catarina era o sétimo Estado mais competitivo. No ano passado, saltou para a segunda posição. As áreas de destaque na indústria são a de suínos e aves, o que é positivo para o oeste.

Quando se trata de saldo de empregos por atividade, a primeira posição fica para a indústria agroalimentar. Os programas de estágio e Talentos Inovadores foram apresentados por Eliza.

Ao final, Fiates expôs um mapa, que contempla empresas e instituições como o SESI, a Epagri, as universidades e as agroindústrias. Para ele, a região pode ser chamada de Agro Polo Oeste Catarinense e assim, fortalecer os agentes envolvidos e formar parcerias em prol do desenvolvimento da região.