Presidente da Koerich fala sobre os 65 anos do grupo

10/02/2020 15:30:00

Presidente da Koerich fala sobre os 65 anos do grupo

O Grupo Koerich,  situado entre as maiores redes varejistas de Santa Catarina, acaba de completar 65 anos.

A empresa divulgou uma entrevista com Antônio Koerich, seu atual presidente, em que ele conta a história do grupo.

Antônio dirige a empresa junto com seus dois filhos, Ronaldo e Sérgio e com seus netos, Eduardo, Rafael e Jane.

Na entrevista ele aborda temas como história, logística, investimentos e a sucessão.

Segue a entrevista:

 

HISTÓRIA

 

Chegamos à marca de 65 anos no mercado varejista. Nossa empresa foi fundada em 1955 com a razão Eugenio Raulino Koerich, com nossa primeira Fiambreria, lá na Colônia Santana, casa que existe até hoje, onde temos um museu contando a história da família. Em 1963 chegamos em Florianópolis com o supermercado, em 1964 iniciamos as atividades no ramo de móveis no Centro, também de Florianópolis, na rua Deodoro.

Em 1993 inauguramos o primeiro shopping center de Florianópolis, o Beiramar Shopping. Também em 1993, após uma cisão, seguimos a frente na área do varejo, com o Koerich Gente Nossa. Já em 1997 nasce o Kerito, mascote e garoto propaganda da empresa. 

Em 2003 criamos a instituição financeira Kredilig, que é até hoje a financeira do grupo, das movimentações e investimentos das empresas, em 2008 criamos o Cartão de Facilidades Koerich, o início do nosso programa de relacionamento que em 2015 culminou no lançamento do nosso Cartão de Crédito Koerich, com bandeira própria. 

Em 2009 fundamos a WOA Empreendimentos Imobiliários, em 2010 iniciamos as vendas por e-commerce. Em 2011 o Kerito foi reformulado, agora com um projeto 3D. Em 2015 o e-commerce passa a atender em todo o estado de Santa Catarina, não apenas nas cidades que contam com a marca Koerich. 

Em 2017 mais um grande avanço: a empresa inaugurou seu novo centro de distribuição, o KAD, em Biguaçu, referência no sul do país em sistemas e tecnologia. Também neste ano a empresa expandiu seu e-commerce para os três estados do sul do país. Ainda em 2017 o Koerich chegou a marca das 100 lojas físicas em Santa Catarina, consolidando ainda mais o trabalho realizado e a confiança junto aos seus consumidores. 

Em 2019 a Kredilig  recebeu mais um importante prêmio: foi eleita como a terceira maior financeira do país, segundo o ranking Finanças Mais, realizada pelo Jornal Estadão em parceria com a Consultoria Austin Rating. A pesquisa apresenta uma radiografia das instituições líderes do setor financeiro no País, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas em seus respectivos balanços em 2018. 

Também em 2019 o Koerich lançou o KLAB, um laboratório de inovação que concentra todos os grandes projetos da empresa, conectando os mundos online e offline. Em 2020 a empresa projeta seu crescimento para novas áreas de atuação no estado, saindo da região litorânea, oferecendo todos os produtos da empresa para um público ainda maior.

 

DIVERSIFICAÇÃO

 

Um dos segredos para o sucesso das empresas é a capitalização. A segurança para realizar investimentos e projetar o futuro dão ao empresário um fôlego a mais. 

Nossa grande preocupação é estarmos sempre focados na diversificação das nossas atividades, visando sustentabilidade, sempre uma da prioridade do nosso negócio. Por isso buscamos sempre agregar novas marcas e produtos ao mercado. Hoje o Koerich conta com: RKS, Lojas Koerich, Kredilig, WOA, Beiramar Shopping, KGN Construções e Cartão de Crédito Koerich.

 

SOBREVIVÊNCIA

 

Atualmente o Koerich é um dos poucos varejistas genuinamente catarinenses a sobreviver no mercado. Com a chegada na década de 90 das grandes empresas em Santa Catarina, sentimos naquela época uma redução no número de empresas catarinenses atuante neste segmento. 

Com as mudanças do perfil do consumidor e do avanço do varejo, foi necessário adaptações e transformações para sobrevivência. Com a recente formação de grandes conglomerados, mais uma o mercado catarinense passou por transformações, com a aquisição por grandes redes que, em pouco tempo, não conseguiram acompanhar as demandas locais e também retiraram suas marcas do nosso mercado. Sabemos que essa nossa permanência não é fácil, porém é o combustível que nos move todos os dias para continuarmos a realizarmos sonhos!

 

PRÊMIOS

 

A máxima quem não é visto não é lembrado é uma premissa do mercado varejista. Quando se fala em inovação no comércio, destaco a importância de: proximidade com o cliente, levar a marca onde o cliente esteja; atendimento de qualidade; publicidade não é despesa quando bem feita e buscar sempre o ineditismo, surpreender nosso público. 

Sendo assim, fortalecemos nossa credibilidade com nossos consumidores, construindo a cada dia uma marca vencedora. 

O Koerich sempre apostou e inovou fortemente em comunicação, tanto impressa quanto eletrônica, e sua trajetória é parte indissociável da história do marketing de Santa Catarina. 

Um dos fatos que muito nos orgulha é sermos reconhecidos como uma marca na cabeça dos catarinenses, reconhecimento este comprovado pelos sucessivos prêmios que a empresa vem recebendo, seja de entidades de classe e de veículos de comunicação. E, além de ser um motivo de orgulho, é uma grande responsabilidade, pois temos que a cada novo dia nos reinventarmos em busca da manutenção destes mesmos títulos.

 

LOGÍSTICA

 

O varejo não pode ser gerido de forma amadora, e a gestão da cadeia de suprimentos é crucial para a sustentabilidade do negócio. Hoje, as distâncias físicas entre fornecedor e cliente estão aumentando, entretanto a distância temporal tem diminuído conforme aumenta a competitividade e as exigências dos consumidores. 

A gestão da logística deve ser considerada como ponto estratégico para a sustentabilidade da empresa. Nesse sentido, recentemente implantamos o sistema de retire em loja, o consumidor pode efetuar a compra por qualquer um dos nossos canais de venda e retirar sem produto, em até 60 minutos, na loja de sua escolha. 

E mais, hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, um bom planejamento de estratégia logística pode tornar-se um grande diferencial de sobrevivência. Nesse sentido, os projetos de inovação também merecem um destaque. Criamos o KLAB, nosso laboratório de inovação e tecnologia, que vem gerindo nossos projetos de interface entre todos os departamentos do Koerich e também atuando junto a startups para aprimoramento de todos os processos de compra, tanto internos quanto externos.

 

SUCESSÃO

 

Já trabalhamos no plano de sucessão da empresa. Contamos há alguns anos, com três gerações no dia a dia das operações na empresa: eu, meus filhos e meus netos e prezamos para que todos eles tenham vivências em todas as áreas do Koerich, tendo expertise para gerir o negócio e também desenvolvendo suas habilidades e também afinidades. 

Já planejamos e projetamos nosso centenário. Eu sei que não estarei aqui para viver esse momento, mas tenho certeza que os herdeiros terão discernimento para conduzir e manter essa empresa sólida e sempre à frente do seu tempo. Algumas vezes me questionam sobre até quando permanecerei no dia a dia do Koerich e das empresas do grupo. 

Confesso que já comecei a internalizar essa saída de cena, mas que será de forma planejada e progressiva, sem rupturas. Entretanto, não consigo ainda me ver longe da rotina diária e das decisões junto aos demais diretores da empresa.

 

EXPANSÃO

 

2020 será um ano com um produtivo plano de expansão. No primeiro semestre teremos cinco novas lojas. 

Nosso plano de ação prevê ainda a chegada em mercados catarinenses que não contam com a marca Koerich. 

Temos credibilidade e somos uma empresa sólida e capitalizada, o que nos permite investir em regiões em franco desenvolvimento e com grande potencial econômico, levando não apenas nosso produto varejo, mas toda a estrutura que a empresa tem para oferecer aos consumidores. Estaremos dando um passo maior na interiorização de nossa marca, saindo apenas da zona litorânea.

 

INADIMPLÊNCIA

 

A inadimplência é do tamanho que se deseja. A informática é um grande aliado para análise das performances, essa questão só se resolve na relação cliente-vendedor, não adianta apertarmos, fazermos exigências que não se encaixem no orçamento do nosso cliente, temos que ter diálogo sempre aberto, buscar a renegociação sempre, dar oportunidades para o cliente, e isso é primordial em um momento que ele apresenta dificuldades. 

Temos bons produtos e trabalhamos para adequá-los a necessidade e condições dos nossos consumidores.

Aliados a isso, temos muito orgulho que estamos desenvolvendo com a nossa financeira, que dá sustentação a todas as nossas operações financeiras e que atualmente já figura como a terceira maior financeira do país.

 

FUTURO DO VAREJO

 

O futuro do varejo tem como alicerce a experiência de compra. A mudança no perfil do consumidor e o uso de dispositivos móveis, a integração entre loja física e on-line, a colaboração na cadeia de abastecimento e tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas impactarão o varejo expressivamente. 

O futuro do varejo é o passado. Não o passado das coisas, mas com a certeza de que o foco precisa ser o cliente, gerando experiência de compra, conveniência e agilidade. 

É preciso perceber que temos que voltar ao tempo em que os lojistas conheciam os clientes pelo nome, conheciam sua história, integravam uma grande família. É preciso voltar a ser uma casa de amigos, onde sabemos a hora do cafezinho e o local para as soluções de nossas necessidades