Santa Catarina integrar� f�rum sobre g�s natural do CODESUL

27/02/2020 18:00:00

Santa Catarina integrar� f�rum sobre g�s natural do CODESUL

Os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, responsáveis atualmente pela distribuição de mais de seis milhões de metros cúbicos diários de gás natural canalizado, anunciam a criação do Fórum Permanente do Gás no CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). 

A medida tem como objetivo construir agenda anual de trabalho, que será oficializada amanhã (28) durante reunião em Foz do Iguaçu (PR).

O fórum vai envolver as distribuidoras de gás natural dos quatro Estados - SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), Compagás (Companhia Paranaense de Gás), Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) e MSGÁS (Companhia de Gás do Mato Grosso do Sul).

Entre os principais tópicos que são de interesse comum dos Estados estão projetos estruturantes para o desenvolvimento regional e diversificação da matriz energética, gargalos na infraestrutura do setor, regulação, concessão, financiamentos, investimentos e captações, meio ambiente, e inovação do setor de gás. 

Com um sistema rotativo de comando, o CODESUL designou ao Paraná a presidência do Conselho a partir do mês de abril.

 

Participarão da reunião o Presidente Executivo da Abegás, Augusto Salomón, o Diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, o Diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, o Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, o Diretor Administrativo e Financeiro da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, e o Gerente de Planejamento de Mercado da Sulgás, Charles de Souza Netto.

A reunião contará também com a participação da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

 

Wilson Quinteiro, secretário do CODESUL Paraná, comenta:

 

“O Fórum será um instrumento para discussão em nível regional de todos os assuntos de interesse do setor”. 

“Estamos muito focados junto com as companhias de gás para criar um grupo de trabalho e estudos e, em conjunto, facilitar e ampliar as relações negociais de forma integrada”. 

“Nessa reunião em Foz, nossa intenção é traçar estratégias de desenvolvimento e de organização para o setor na nossa região”. 

“Vamos buscar criar modalidades diferentes de atuações e, até mesmo, acordos para a compra e importação do gás”.