N�mero de cervejarias cresce 35% em Santa Catarina

28/02/2020 15:00:00

N�mero de cervejarias cresce 35% em Santa Catarina

O número de empreendimentos cervejeiros registrou crescimento superior a 35% nos últimos dois anos em Santa Catarina.

As cidades de Criciúma, São José, Blumenau e Joinville são destaques estaduais no segmento e acima do crescimento nacional no período (30%). 

Em 2020, o Estado mantém 142 cervejarias em atividade cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acima dos 105 estabelecimentos registrados em 2018.

 A quantidade de produções catarinenses representa pouco mais de 10% das 1.171 cervejarias atuantes no país, colocando o estado na 4ª posição nacional do setor.

 

Em Santa Catarina, há uma cervejaria para cada grupo de 50,4 mil habitantes, a segunda maior média nacional. O Estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul (1 a cada 49,9 mil pessoas). 

Em solo catarinense, até a primeira quinzena de fevereiro, o maior número de cervejarias é verificado em Criciúma e São José, com 11 cada uma, seguidas por Blumenau e Joinville, com 10 cada.

 

De acordo com Mateus Bodanese, especialista em bares e CEO da myTapp, startup catarinense que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado cervejeiro, o segmento é impulsionado à medida que cresce a diversidade de rótulos e a exigência dos consumidores em busca de produtos diferenciados e de melhor qualidade:

 

“O mercado cervejeiro, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina, iniciou um crescimento significativo a partir de 2010, com o ‘boom’ das cervejas artesanais, que possuem uma quantidade muito maior de sabores e combinações do que as cervejas mainstream (convencionais)”. 

“Dentre os fatores que levaram ao crescimento, se destaca o fato de a população ter começado a descobrir as cervejas e todas as possibilidades que elas trazem”. 

“Uma coisa levou a outra: aumentou o número de cervejarias, mais pessoas experimentaram e gostaram, e a demanda foi puxando a oferta”.

“Com a elevação do nível de exigência dos consumidores e o surgimento dos novos empreendimentos, a tendência é de que o mercado continue a crescer, o que faz com que até mesmo os produtores das cervejas tradicionais busquem  este novo mercado”. 

“Porém, o grande desafio para consolidar essa expansão está em aumentar o número de consumidores de cerveja artesanal, que ainda representa cerca de 3% do consumo de cerveja no Brasil”.

“As empresas do setor estão se unindo para divulgar a cultura e trazer mais adeptos a esse estilo de cerveja (artesanal). Ainda há potencial para crescer e, provavelmente dobrar nos próximos anos”. 

“O quão mais rápido isso acontecer maior será o número de cervejarias no mercado. O risco é crescer mais a oferta do que a demanda, podendo resultar em mais dificuldades para essas cervejarias”.

 

Ainda segundo o CEO da myTapp, apostar em tecnologia pode ser um dos caminhos para ajudar no crescimento do mercado e no controle e gestão para os bares e pontos de venda:

 

 “Os bares e cervejarias precisam ser cada vez mais eficientes em suas operações devido ao grande aumento de concorrentes, enquanto o consumidor busca soluções e experiências, como os sistemas de autosserviço e acesso a mais qualidades de cerveja”.

 

DADOS E RANKING:

 

  • 1.171 cervejarias registradas no Brasil

  • 142 cervejarias registradas em Santa Catarina

 

Número de cervejarias, por estado, em 2020:

 

1º São Paulo - 241

2º Rio Grande do Sul - 228

3º Minas Gerais - 156

4º Santa Catarina - 142

5º Paraná - 124

 

Número de cervejarias, por estado e densidade populacional, em 2020:

 

1º Rio Grande do Sul  - 1 cervejaria para cada 49,9 mil pessoas

2º Santa Catarina - 1 cervejaria para cada 50,4 mil pessoas

3º Paraná - 1 cervejaria para cada 92,2 mil pessoas

4º Minas Gerais - 1 cervejaria para cada 135,6 mil pessoas

5º São Paulo - 1 cervejaria para cada 190,5 mil pessoas

 

Número de cervejarias, por cidade catarinense, em 2020:

 

  • Criciúma - 11

  • São José - 11

  • Blumenau - 10

  • Joinville - 10

  • Florianópolis - 9

  • Cocal do Sul - 6

  • Itajaí - 6

  • Lages - 6

  • Jaraguá do Sul - 5

  • Timbó - 5

  • Santo Amaro da Imperatriz - 5