Cia Hering divulga resultados de vendas em 2019

06/03/2020 13:30:00

Cia Hering divulga resultados de vendas em 2019

A Cia. Hering divulgou um relatório com o desempenho de suas vendas em 2019.

Um dos destaques positivos da empresa foi o o e-commerce.

O canal registrou um incremento de 48,2%, representando 4,4% do faturamento da companhia.

O novo formato de loja, com a jornada "One Stop Shop", também foi destaque, reunindo no ponto de vendas, em um só local, as linhas Hering, Hering Kids, Hering POP, Hering Intimates e Hering Pets.

A transformação em uma companhia omnichannel permitiu a integração de 91% dos canais físicos e digitais da Cia. Hering, incluindo franquias e lojas próprias, as quais adotaram novas modalidades de multicanalidade, principalmente nos formatos "pick-up" "ship from store".

 

Confira o relatório completo abaixo:

 

  1. A receita bruta da Cia. Hering atingiu R$ 502,9 milhões no quarto trimestre de 2019 (4T19).

    Um resultado 5,2% menor se comparado com o trimestre equivalente de 2018, explicado pela performance das vendas no sell-in (franquias e multimarcas), mesmo com o crescimento da webstore.

    Já na comparação anual, o indicador chegou a R$ 1,8 bilhão, uma alta de 0,5% ante 2018, por conta do desempenho positivo de todos os canais da rede, exceto do multimarcas.
     

  2. As vendas no conceito Same Store Sales das redes Hering e Hering Kids reduziram em 4%, no 4T19, após apresentar crescimentos sucessivos deste indicador durante os sete trimestres anteriores, com exceção do 2T18.

    O resultado é reflexo do menor número de atendimentos e da queda da venda de itens com maior valor agregado.

    Entretanto, os artigos básicos performaram bem, tanto em franquias, como nas lojas próprias.
     

  3. No trimestre, o lucro bruto da empresa totalizou R$ 185,2 milhões, uma queda de 6,6% em relação ao 4T18, em razão do menor volume de vendas no período, enquanto o lucro líquido chegou a R$ 63,2 milhões, número 33,8% inferior ao 4T18.

    No período, a companhia registrou, ainda, redução de 0,9 p.p. da margem bruta, a qual atingiu 43,4%, justificada pela menor diluição e gestão de custo fixo devido à contração das vendas e a maior provisão para produtos obsoletos nos estoques.
     

  4. As despesas operacionais da empresa, no 4T19, totalizaram R$ 125,3 milhões, valor 0,4% superior ao mesmo trimestre do ano passado, explicado pelos maiores investimentos em marketing e pela adequação na operação dos pontos de venda no Natal.

    Já em 2019, o mesmo indicador atingiu R$ 502,4 milhões, alta de 9,7% ante 2018, também em razão dos investimentos em marketing e pelas despesas com premiação nas lojas.
     

  5. Além disso, a companhia registrou R$ 82,7 milhões no EBITDA, queda de 6,9% versus o mesmo trimestre de 2018, e 19,4% de margem EBITDA, 0,4 p.p menor que o 4T18.

    No acumulado do ano, o EBITDA atingiu R$ 264,7 milhões, alta de 2,0% sobre 2018, e margem de 17,1%, uma expansão de 0,2 p.p..

    O retorno sobre capital investido da Cia. Hering foi de 19,5%, queda de 2,5 p.p., em relação ao 4T18, por conta do resultado operacional registrado pela companhia.

 

O Presidente da Cia. Hering, Fabio Hering destaca:
 

"Conseguimos finalizar o plano de reformas da rede Hering previsto para 2019."

"Podemos notar que a nova proposta de layout tem colaborado para o crescimento da produtividade dos pontos de venda remodelados, pois temos uma melhor exposição das peças, com destaque no Visual Merchandising e no aperfeiçoamento da experiência de consumo”.

"Durante a Black Friday, atingimos o recorde de captação de pedido na web em um único dia".

"Estamos confiantes na nossa estratégia de recuperação deste canal, a partir de iniciativas de racionalização da base de clientes, estreitando o relacionamento com cliente de maior relevância, ampliando o rol de incitavas para melhor ativação da marca no ponto de venda e testando novos formatos de comercialização que levem a novas avenidas de crescimento dentro do canal”.