Setor de TI deve crescer acima de 20%, puxado pelas ofertas de cloud

06/03/2020 15:00:00

Setor de TI deve crescer acima de 20%, puxado pelas ofertas de cloud

O setor de TI crescerá mais de 20% em 2020 puxado pelas ofertas relacionadas a cloud. 

A constatação vem da pesquisa que a Advance faz trimestralmente para identificar a percepção dos empresários de TI com o momento de mercado.

 

O mercado cresceu 9,6% em 2019, surpreendendo positivamente. 

No final de 2018 os empresários achavam que 2019 seria um ano com um começo muito difícil e que terminaria com, no máximo, 6% de crescimento. 

 

Veja o que diz Dagoberto Hajjar,  CEO da Advance Consulting:

 

“Realmente o primeiro trimestre de 2019 foi difícil com um crescimento de apenas 2%, mas a partir daí o mercado surpreendeu positivamente e tivemos o quarto trimestre com 14% de crescimento sobre o mesmo período do ano anterior. Os segmentos que mais cresceram foram IaaS (infra-estrutura) seguido de SaaS (software)”.

“Os bons resultados do final de 2019 fizeram com que 50% dos empresários aumentassem seus investimentos em contratações, bem como em marketing e vendas, preparando assim a empresa para tirar o máximo proveito a partir do começo de 2020”.

“Se eu tivesse que resumir 2020 em uma palavra eu usaria velocidade. A oportunidade de crescimento será enorme, e as empresas que tiverem maior velocidade serão as que comerão mais “pedaços de pizza”. Eu diria que 2020 será um ano para não criar nada novo”.

“O novo deveria ter sido criado em 2019 para ser vendido, com muita velocidade em 2020”.

“Muitas empresas estão migrando seu modelo de negócios adotando ofertas CLOUD, portanto, terão que fazer marketing e vendas de maneira muito diferente do que faziam no passado. Estas empresas não terão tempo, em 2020, para "re-pensar" ou "re-inventar" a roda e terão que buscar este novo conhecimento de marketing e vendas com muita velocidade”.

 

Confira os detalhes da pesquisa divulgada pela Advance:

 

  1. O otimismo para 2020 é enorme. 75% das empresas de TI começaram o ano aumentando seus investimentos em contratações, marketing e vendas.

  2. Existe uma grande preocupação com falta de mão de obra para atender este crescimento de mercado.

  3. As empresas colocaram como grande prioridade a atração e retenção de talentos, mas também estão buscando formas de aumentar o desempenho das equipes usando processos, metodologias, RPA e IA.

  4. Os segmentos que mais crescerão em 2020 serão SaaS (software) seguido de Serviços de TI. 

  5. As empresas de SaaS (Software As A Service) estão projetando, em média, crescimento de 31,1% e, para suportar este crescimento estão projetando investir, em média, 10.7% do seu faturamento em marketing tradicional e digital. 

  6. As empresas de serviços de TI estão projetando crescimento de 19,9%.

  7. Então, 2020 será o ano de consolidação das ofertas CLOUD, exigindo redesenho do modelo de negócios das empresas e, consequentemente, exigindo mudanças nas estruturas e estratégias de marketing e vendas.

  8. O marketing digital será fundamental para que estas empresas consigam conquistar novos clientes e novos mercados, a um custo de aquisição mais baixo.

  9. A estrutura tradicional de vendas terá que ser totalmente redesenhada para atender as novas demandas de mercado, mantendo o custo de aquisição de oportunidades em patamares saudáveis.

  10. Obviamente nem todas as empresas terão resultados exuberantes. Em 2019 tivemos 20% das empresas de TI demitindo contra 56% contratando. As empresas que demitiram em 2019 terão muita dificuldade de crescimento e re-contratações em 2020. Estas empresas, infelizmente, vão perder seu “pedaço de pizza” para seus concorrentes.