CNDL divulga diretrizes para enfrentamento da Covid-19

20/03/2020 15:00:00

CNDL divulga diretrizes para enfrentamento da Covid-19

Em virtude do avanço da Coronavírus no Brasil, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou as seguintes diretrizes em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelas FCDLs, CDLs e Associados:

 

Atendimento ao Público

 

  • A CNDL orienta aos seus associados que, em suas áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool gel aos clientes.

  • A frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária.

  • O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas.

  • Os atendimentos ao público externo, assim como visitas fora do ambiente de trabalho, devem ser substituídos por contatos por meios digitais.

  • As reuniões devem ser substituídas por contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.

 

Colaboradores

 

  • Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal e tenham doença respiratória crônica) devem, se possível, serem orientados a realizarem suas atividades home office.

  • Devem utilizar utensílios individuais (copos, xícaras, talheres, etc.).

  • Todos os colaboradores com suspeita de vírus devem imediatamente ficar em isolamento em suas residências.

 

A CNDL segue as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde (MS). 

O órgão desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.

 

Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, a pasta disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração por parte das áreas técnicas do Ministério da Saúde.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede. 

O número é (61) 99289-4640.

 

A CNDL segue monitorando os desdobramentos da epidemia e as orientações emitidas pelos órgãos competentes.

Essas diretrizes podem ser atualizadas a qualquer tempo.