UFSC Blumenau desenvolve Simulador Did�tico de Ventila��o Mec�nica

20/03/2020 17:00:00

UFSC Blumenau desenvolve Simulador Did�tico de Ventila��o Mec�nica

O professor Daniel Girardi, do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu, em parceria com a fisioterapeuta Tatiana de Assis Girardi, um Simulador Didático de Ventilação Mecânica  (SDVM).

O SDVM é gratuito para que estudantes profissionais da saúde possam simular um paciente em ventilação mecânica invasiva em diversas situações clínicas.

A atenção ao procedimento tem crescido nas últimas semanas, pois ele é adotado para tratamento nos casos mais graves em pacientes com a COVID-19.

 

O simulador é um grande aliado dos profissionais da saúde, que muitas vezes têm dúvidas ou se sentem inseguros na operação do ventilador mecânico, especialmente com o remanejamento de pessoal de diferentes setores das clínicas e hospitais para as áreas de terapia intensiva. 

Assim, o SDVM mostra-se um mecanismo eficiente de capacitação e formação rápida desses profissionais para o atendimento à população.

 

A aceitação tem se demonstrado grande. Só em 2019, mais de 5 mil usuários acessaram o simulador, sendo a maioria do Brasil, mas também com acessos de países como Portugal, EUA e outros.

Novas melhorias devem ser realizadas no SDVM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC, Tatiana está trabalhando na implementação de um Sistema Tutor Inteligente para o ensino e aprendizagem do assunto ventilação mecânica integrado ao simulador.

 

O professor e pesquisador Daniel Girardi, comenta:

 

“No SDVM, é possível simular um paciente com a COVID-19 em diferentes gravidades da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA)”.

“Assim, de forma segura, testar cenários de ventilação mecânica sem comprometer a segurança do paciente”, explica o pesquisador, que iniciou o projeto em 2015. 

 

O que é ventilação mecânica?

 

É um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Pode ser invasiva ou não invasiva. 

 As indicações são várias: reanimação devido à parada cardiorrespiratória; insuficiência respiratória em razão de doença pulmonar intrínseca e hipoxemia; falência mecânica do aparelho respiratório; prevenção de complicações respiratórias; e redução do trabalho muscular respiratório e fadiga muscular.