Univali participa de pesquisa na busca por novas subst�ncias contra o Covid-19

25/03/2020 14:00:00

Univali participa de pesquisa na busca por novas subst�ncias contra o Covid-19

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou um projeto de pesquisa sobre novas moléculas inibidoras da protease viral do SARS-CoV-2, agente causador do Covid-19. 

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, envolvido na pesquisa, solicitou pedido de ajuda à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), na avaliação das substâncias que se mostraram promissoras computacionalmente e outras oriundas de plantas medicinais com possibilidades de efeitos promissores.

O estudo conta com a participação direta do reitor, enquanto pesquisador. 

Ele é mestre e doutor em Química Orgânica e coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede de Investigação em Câncer (Ribecancer).  

 

O professor Cechinel, comenta sobre o pedido à Abruc: 

 

“O pedido é para que as Universidades passem a buscar subsídios científicos e a interagir para buscar novas alternativas de tratamento ao Coronavírus”.

“A Univali já demonstrou sua expertise, pela produção acadêmica de excelência e desenvolvimento de produtos junto à indústria farmacêutica”.

“Temos este estudo inicial e a próxima etapa consiste na busca por instituições parceiras para avaliar as moléculas naturais e sintéticas, em modelos experimentais in vitro, in vivo e clínicos”.