CDLs de SC pedem apoio ao Governo para retomar as atividades do com�rcio

03/04/2020 11:00:00

CDLs de SC pedem apoio ao Governo para retomar as atividades do com�rcio

Um movimento encabeçado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Brusque, Concórdia e Lages uniu 31 CDLs do Estado na elaboração de um ofício direcionado ao governo de Santa Catarina.

O ofício solicita apoio para que as atividades do comércio em geral sejam retomadas, mesmo que de forma gradativa. 

As CDLs ressaltam a preocupação com a reabertura das empresas como uma medida capaz de minimizar o colapso econômico e demissões em massa.

O ofício ainda reforça o retorno do trabalho já na próxima semana, atendendo todas as medidas impostas pelos órgãos de saúde.

O movimento busca unidade no sistema, pois entende a força do movimento lojista e empresarial, que hoje representa mais de 44 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. 

 

O dirigente da CDL Concórdia, Rogério Cecchin, destaca que são válidas as medidas adotadas pelo governo, mas após quase três semanas fechados os comerciantes podem sentir enormes problemas para manterem suas empresas e, é claro, os postos de trabalho. 

 

De acordo com o Presidente da CDL de Brusque, Fabricio Zen, o comércio não pode ser o único a sofrer e segurar sozinho os impactos deste problema:

 

 “Nossa proposta é que haja um retorno imediato, pode ser até com efetivo reduzido, seguindo as normas e procedimentos de higiene, mas não podemos segurar a bomba na mão sozinhos. O comércio de nosso Estado precisa voltar a girar a economia”. 

“Precisamos unir forças, inclusive nossos próprios governantes do legislativo e executivo municipais, estaduais e federais cortem da própria carne também, pois se não, quem irá pagar serão as indústrias, comércio e os trabalhadores”.