Constru��o civil retoma gradativamente as atividades em Joinville

03/04/2020 14:00:00

Constru��o civil retoma gradativamente as atividades em Joinville

Depois da liberação do Governo do Estado, as empresas do setor de construção civil reiniciam as atividades em Joinville, paulatinamente.

Com decisão anunciada no dia 1º de abril, a medida entrou em vigor nesta quinta-feira (2). 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade emprega 6,5 mil trabalhadores em 1,7 mil estabelecimentos formais.

 

A estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) é de que mais de cem obras de pequeno, médio e grande porte, considerando empreendimentos de associados, estivessem paradas desde o dia 18 de março quando foi determinada a quarentena e a interrupção de atividades e serviços em Santa Catarina. 

A retomada nos canteiros de obras será gradativa porque as construtoras devem seguir os protocolos e orientações dos órgãos de saúde pública.

 

O Sinduscon assinou recentemente, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joinville (Siticom), um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho para regulamentar questões como flexibilização do horário de trabalho, antecipação de férias, redução de jornadas, compensação de dias não trabalhados e o tratamento concedido a trabalhadores com mais de 60 anos e grupos de risco.

 

De acordo com o presidente do Sinduscon Joinville, Vilson Buss, o sindicato entende que em momentos de pandemia:

 

“A saúde da população é prioridade e, por isso, todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir os riscos de exposição dos trabalhadores ao coronavírus”. 

“Ainda assim, a economia não pode ser totalmente negligenciada, sob o risco de comprometer seriamente o emprego e a renda”. 

“Vamos retomar nossas atividades de forma consciente, oferecendo todo o apoio que as empresas e os trabalhadores precisarem”.