SCPAR assume postos de monitoramento de sa�de dos usu�rios do Porto de Imbituba

07/04/2020 16:00:00

SCPAR assume postos de monitoramento de sa�de dos usu�rios do Porto de Imbituba

No último sábado (4), a SCPAR Porto de Imbituba, empresa pública que administra o Complexo Portuário de Imbituba, assumiu a gestão dos postos de monitoramento de saúde frente à COVID-19.

O monitoramento está sendo realizado  tanto nas duas portarias de acesso ao porto, quanto nos acessos ao município de Imbituba (acesso Sul, Norte e ponte Ibiraquera). 

As ações vinham sendo realizadas desde a segunda quinzena de março pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO Imbituba), nas portarias do porto, por meio de um convênio entre a intersindical e uma escola de enfermagem e, nos acessos à cidade, pela Prefeitura Municipal de Imbituba. 

O investimento da SCPAR Porto de Imbituba neste auxílio emergencial é de cerca de 180 mil reais e tem duração prevista de um mês, podendo ser prorrogado enquanto durar a situação de emergência de saúde. 

A iniciativa conta com o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

 

A equipe contratada pela SCPAR Porto de Imbituba é composta por 12 profissionais da área de enfermagem, atuando 24 horas por dia no acompanhamento das condições de saúde de todas as pessoas que desejam acessar a área portuária, com especial atenção à presença de possíveis sintomas da COVID-19.

A novidade no trabalho que já vinha sendo realizado é que prestadores de serviços e caminhoneiros que não passaram na barreira sanitária nos acessos ao município são monitorados internamente por um profissional que circula dentro da área portuária. 

Nesta abordagem, é realizada uma breve entrevista sobre a presença de sintomas da COVID-19 e, novamente, aferida a temperatura corporal.

 

O apoio nas barreiras sanitárias e nos postos de monitoramento de saúde segue a linha de cuidado e prevenção do Governo do Estado de Santa Catarina para enfrentamento do novo coronavírus. 

A administração portuária vem dialogando sobre o assunto com a prefeitura municipal, o OGMO, os operadores portuários e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o dia 18 de março. 

 

Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, comenta:

 

“Alinhados com o trabalho intensivo que tem sido realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina no enfrentamento do novo coronavírus, estamos felizes em poder auxiliar a cidade e trabalhar juntos com diversos atores para minimizar os impactos da pandemia na região”. 

“Esse controle protege ainda mais o Porto de Imbituba, que é um agente essencial para a economia local e a cadeia de suprimentos, e traz mais segurança para a comunidade e a continuidade das operações portuárias”.