Governo anuncia libera��o de cultos religiosos, shoppings, restaurantes e academias

21/04/2020 10:30:00

Governo anuncia libera��o de cultos religiosos, shoppings, restaurantes e academias

O governador Carlos Moisés anunciou, em coletiva de imprensa, a liberação dos cultos religiosos, shopping centers, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias em SC. 

No caso das atividades religiosas, o regramento já está concluído, com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e a permissão vale a partir desta terça-feira (21). 

Para os demais setores, a liberação ocorrerá a partir da quarta-feira (22).

As portarias ainda estão sendo finalizadas e devem ser publicadas no DOE de terça-feira.

 

Regras de funcionamento para igrejas e templos que voltam a partir desta terça-feira (21):

 

  • Só podem realizar cultos com 30% da capacidade máxima do local. 

  • Pessoas do grupo de risco, que inclui idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos, não poderão frequentar as atividades religiosas, nem mesmo de maneira individual. 

  • Durante os cultos, os fiéis devem manter uma distância de 1,5 metro entre si.

  • A instituição religiosa deve garantir que todos higienizem as mãos com álcool em gel a 70% e usem máscaras. Todos devem usar máscaras e higienizar suas mãos frequentemente. 

  • Os lugares de assento em templos e igrejas deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo bloquear-se de forma física aqueles que não puderem ser ocupados.

  • Atendimentos individuais devem ocorrer apenas mediante agendamento. 

  • Em relação à transmissão on-line dos cultos sem público, fica estabelecido que a equipe responsável seja de, no máximo, cinco pessoas. 

 

A fiscalização dessas medidas, que valem enquanto durar a pandemia, ficará a cargo da vigilância sanitária e das equipes de segurança pública. 

O regramento para o funcionamento das demais atividades deverá ser anunciado nesta terça-feira.

 

O governador Carlos Moisés afirma:

 

“Essa retomada de atividades está sendo feita de forma muito responsável e calculada, inclusive com o uso de ferramentas que medem o impacto de cada movimento que o Governo faz”. 

“Contamos também com a colaboração de todos os catarinenses para que sigam as regras estabelecidas, a fim de evitar o contágio”.