An�lise do Sicom estima queda de 49% no faturamento do com�rcio em Chapec�

23/04/2020 16:00:00

An�lise do Sicom estima queda de 49% no faturamento do com�rcio em Chapec�

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) elaborou a partir da Divisão de Pesquisa e Estatística, um quadro quanto ao faturamento das empresas no período de quarentena do coronavírus.

A análise foi feita com dados do IBGE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó e indicativos obtidos com a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.

Com base nos dados da cidade e nos 26 dias em que o comércio deixou de funcionar na plenitude, o Sicom Pesquisas estima uma redução de aproximadamente 49% no faturamento do comércio. 

Em valor, isso significa uma quantia próxima de R$ 54 milhões em termos de perda no movimento em Chapecó.

 

A cidade possui o sexto maior PIB do Estado e polo industrial da região e que tem no comércio a participação em aproximadamente 15% do produto interno bruto municipal.

 

O responsável pelo Sicom Pesquisas, Douglas Júnior Pires da Silva, comenta:

 

“Os dados não são oficiais, mas conjecturas para os dias de comércio parado até 13 de abril”. 

“Estima-se, que as perdas serão ainda maiores, dado que mesmo com o retorno das atividades a economia levará algum tempo até voltar ao normal”. 

“O aumento do desemprego e as incertezas de uma pandemia que ainda não foi controlada reduzem a confiança das pessoas, com reflexos no consumo e, por extensão, no movimento do comércio em geral”.