Embalatec projeta 100% de produ��o sustent�vel para os pr�ximos anos

07/05/2020 11:30:00

Embalatec projeta 100% de produ��o sustent�vel para os pr�ximos anos

Embalatec, empresa de Blumenau especializada em soluções plásticas para a indústria, quer tornar seu mix de produtos100% sustentável e economicamente viável nos próximos anos. 

A ideia é priorizar a comercialização de itens fabricados a partir do plástico PCR (resina pós consumo).

 

Para priorizar o uso do PCR, a Embalatec realizou algumas mudanças em seu processo. 

Recentemente a empresa assumiu, por exemplo, a compra direta dos insumos para produção e passou a ter contato direto com a cadeia de reciclagem. 

Além disso, vem investindo em estratégias comerciais e de comunicação para reforçar a qualidade e valor sustentável do PCR. 

 

De acordo com Eloy Queija, diretor executivo da Embalatec, em 2019 o volume comercializado pela empresa a partir deste material foi de 82%.

 

“O PCR é uma grande aposta. Há alguns anos vínhamos estudando estratégias para reduzir o impacto que o plástico pode causar caso não seja reutilizado e de que forma poderíamos contribuir para o consumo mais assertivo do material”.

“Com a utilização da resina pós consumo, não há extração de matéria-prima virgem, mas sim a utilização de material já desenvolvido e que retorna para a fábrica através da economia circular”.

 

Segundo o executivo, chegar a 100% do mix sustentável exige não só um esforço por parte da organização e planejamento do negócio, mas uma mudança de mindset do consumidor:

 

“Ainda há uma falsa ideia de que o plástico que passou pelo processo de reuso é menos eficiente, o que não é verdade”. 

“Nos processos industriais que atendemos não existe um apelo estético do produto e a única diferença entre o material virgem e o PCR é a tonalidade da cor”. 

“Por passar por mais processos de extrusão, a resina pós consumo não tem a mesma transparência do material virgem e se torna mais áspera, o que não prejudica em nada a sua funcionalidade”.

“Uma das preocupações da Embalatec era conseguir atuar dentro de uma proposta sustentável que fosse economicamente viável. O nosso PCR foi criado com o propósito de unir essas duas frentes”. 

“Hoje ele é um produto de valor muito competitivo e de qualidade, o que nos permite apostar em 100% da produção, garantindo a utilização muito mais consciente de recursos”.