CEOs d�o dicas para transformar um pequeno neg�cio em e-commerce

08/05/2020 16:10:00

CEOs d�o dicas para transformar um pequeno neg�cio em e-commerce

A chegada do novo coronavírus ao Brasil trouxe desafios para os micro e pequenos negócios. 

Com as medidas de isolamento social para evitar a propagação do vírus, especialistas indicam a digitalização das empresas como uma solução. 

Abrir uma loja online pode parecer um desafio, mas é uma alternativa inovar para a retomada. 

De acordo com uma pesquisa da Google Retail, o principal resultado da covid-19 no varejo foi o aumento das vendas online em diversas categorias, incluindo alimentos. 

Paralelo a isso, cresceu o número de pessoas que fizeram a primeira compra na internet.

 

Saiba quais são as principais estratégias para considerar na hora de montar um site de e-commerce segundo especialistas:

 

Planeje e prepare-se tecnicamente para ficar online

 

Como uma loja física ou qualquer outro empreendimento, abrir uma loja virtual exige planejamento estratégico.

É preciso definir o público-alvo, escolher um nicho, analisar concorrentes, fazer pesquisa de mercado, estudar processos internos e orçamento. 

Feito isso, colocar a loja virtual no ar demanda três passos

 

  • O primeiro é escolher e registrar um domínio, endereço que os clientes digitam para acessar o e-commerce. 

  • O segundo, adquirir um serviço de hospedagem. “Na hospedagem ficam armazenados arquivos, informações, imagens e outros conteúdos do site. Ela garante a disponibilidade do site o tempo todo na internet”, diz Robledo Ribeiro, fundador da HostGator, multinacional de hospedagem de sites de Florianópolis. 

  • O terceiro passo é escolher uma plataforma de e-commerce, que permite incluir produtos no site, gerenciar estoque, usar meios de pagamento, controlar o envio dos pedidos, entre outras atividades. “Decida com atenção, pois esse é o sistema central da loja. Avalie se ele atende a necessidade inicial e também uma possível - e esperada - expansão dos negócios”, afirma Ribeiro.

 

Inclua diferentes tipos de pagamentos

 

Oferecer opções de pagamentos para os clientes é uma maneira de se diferenciar no mercado. 

Há plataformas que permitem emissão de boletos, pagamento de cartão de crédito e débito sem maquininha ou que geram links para pagamento. 

“Faz parte da estratégia de um bom e-commerce ser flexível e garantir que o cliente possa efetuar a compra com segurança. Procure um sistema mediador de confiança, que use recursos seguros e ainda informe se um pagamento não foi feito. Isso permite gerenciar o fluxo de caixa e evitar perdas”, sugere Piero Contezini, CEO do Asaas, conta digital para empreendedores com sede em Joinville. 

O Asaas possui ainda um sistema de automatização de cobranças, que tem serviço de mensageria e ligações feitas por um robô para lembrar clientes sobre atrasos ou falta de pagamentos. 

“É preciso ter empatia com os clientes e saber a melhor forma de cobrar, sem ser invasivo, por isso, a automatização é a maneira mais prática e eficiente para fazer esse serviço”, completa Piero.  

 

Pense em estratégias de marketing e acompanhe os resultados

 

Para levar os clientes até sua loja virtual, é preciso dar visibilidade a ela. 

A internet oferece muitas opções. Links patrocinados e anúncios em outros sites são um caminho. 

Também é possível investir em e-mail marketing, blogs de conteúdo e redes sociais.

A vantagem da internet é que ela permite monitorar os resultados de cada uma dessas ações. 

Uma ferramenta para acompanhar o desempenho da loja online é o Google Analytics, que contabiliza o número de visitantes, o tempo médio de permanência nas páginas, a taxa de conversão, entre outros indicadores. 

“Isso ajuda a entender como está a performance de cada página do site para fazer futuras melhorias e otimizações”, diz Ribeiro, da HostGator.

 

Melhore o controle da gestão financeira

 

Uma das vantagens de digitalizar um negócio é também melhorar a gestão financeira.

Há plataformas no mercado que informam saídas e entradas no fluxo de caixa e facilitam o controle. 

“Use uma plataforma de gestão financeira onde sejam anotados os gastos, mantenha uma conta só para a empresa e planeje o próximo mês. Esses cuidados  ajudarão a saber se será necessário buscar algum tipo de crédito para investir nos próximos meses, por exemplo”, completa Piero, do Asaas. 

Caso necessário, ele indica a antecipação de recebíveis, principalmente para micro e pequenos negócios, que é disponibilizada por fintechs e contas digitais como o Asaas. 

“Os juros são mais baixos e é possível antecipar valores menores. Também não é necessário ter conta bancária para conseguir o crédito”, completa. 

 

Integre seu e-commerce com uma solução de frete

 

"Os empreendedores devem cuidar bem da logística de entrega de seus produtos. Ela é percebida pelo seu cliente como parte do serviço prestado pelo e-commerce", explica o CEO da Motoboy.com de Joinville, Jonathan Pirovano

O sucesso dos fretes tem grande impacto na retenção de usuários. 

"Ao integrar uma solução de frete via API (protocolo padrão para integração), o e-commerce oferece ao cliente um serviço especializado em levar seu produto com sucesso até a porta do cliente", avalia. 

Pirovano explica ainda que, com esta integração, o cliente pode cotar e agendar fretes sem sair da loja virtual. 

Estas são lançadas automaticamente pelo sistema para os entregadores mais qualificados assim que confirmada a venda online. 

Dependendo da preferência do e-commerce, a entrega pode ser ultrarrápida, ou seja, solucionada em até 2 horas; ou agrupada, para redução de custos.