Profissionais da Senior comentam sobre avan�os tecnol�gicos p�s Covid-19

12/05/2020 15:40:00

Profissionais da Senior comentam sobre avan�os tecnol�gicos p�s Covid-19

A  evolução tecnológica foi um marco bem representativo do século 20.

Durante esse período, o mundo viu as empresas serem dominadas pela automação dos processos, permitindo a produção em massa.

Há alguns historiadores que acreditam que faltava um fato histórico que marcasse o fim do século 20 e abrisse as portas para tudo o que o século 21 nos reserva.

A pandemia do Coronavírus, parece ser esse divisor de águas. 

 

O Diretor de Desenvolvimento da Senior, empresa de softwares de Blumenau, Carlos Valle, destaca:

“Além de todas as questões complexas que envolvem a perda de vidas e o cenário econômico conturbado, que levará um tempo para retornar à normalidade, tem  um ponto  que podemos considerar positivo nessa turbulência”. 

“Avanços que já estavam em curso há algum tempo, que demorariam muito para serem colocados em prática em larga escala, passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas e empresas de um dia para o outro”.

 

Home Office 

O trabalho remoto é um exemplo. Já incorporado há algum tempo por empresas mais visionárias, a partir de agora passa a ganhar notoriedade inclusive para organizações mais tradicionais. 

 

A Diretora de Pessoas e Organização da Senior, Jussara  Dutra, reforça:

“Para a empresa, rompe barreiras do local onde o colaborador mora e onde ele trabalha, permitindo contar com os melhores profissionais do mercado, independente de onde vivem. Além disso, redução de custos operacionais é outro fator positivo”. 

“Já para os colaboradores o home office traz mais tempo livre e menos estresse com trânsito, possibilidade de mudar de trabalho sem alterar sua rotina pessoal e qualidade de vida, etc”.

 

Transformação Digital 

 

A Transformação Digital é outro aspecto que será tratado ainda mais com um olhar atencioso, afirma Carlos Valle:  

“A ideia de ‘build for change’ de construirmos nossas empresas para mudarem rapidamente ganha muita força”. 

“A pandemia mostrou de maneira definitiva o quanto os planos podem ser inúteis e até perigosos quando acontece uma mudança repentina de cenário”. 

“Empresas que não se viam atuando com processos digitais antes, viram  a sobrevivência do negócio sendo colocado em xeque da noite para o dia”. 

“Com isso, a transformação digital deixou de ser um processo gradual e passou a ser algo urgente e necessário para a sobrevivência no  mercado”.  

 

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial (IA) também será cada vez mais utilizada.

No próprio combate ao coronavírus, a IA já vem se mostrando uma ferramenta importante para entender a dinâmica da pandemia e, com isso, traçar um plano de ação para minimizar os impactos. 

 

Carlos Valle afirma

“Ao longo do tempo, por exemplo, podemos ter outras pandemias como essa. Como se precaver e pensar em alternativas antes do problema acontecer? Como lidar com este volume absurdo de dados, estratificar, analisar, compreender e traçar cenários de maneira rápida e assertiva? A IA está aí para contribuir com isso”. 

 

Sara no Whatsapp, o RH 24 x 7!

Na Senior, a Sara no Whatsapp já era utilizada antes mesmo da pandemia. 

A Sara é um assistente virtual que, através do Whatsapp, transforma a experiência dos colaboradores ao viabilizar acesso às suas informações, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Ela atende uma demanda de mercado, onde profissionais buscam agilidade e praticidade para realizar aprovações, ter acesso às suas folhas de pagamento, consultar saldo de férias, entre outras questões que muitas vezes pedem longos processos de login, busca e acesso em sistemas.

 

O Head de Produto de Gestão de Pessoas da Senior, Ricardo Kremer, comenta:

“A Sara tem o propósito de transformar a experiência dos colaboradores, otimizando processos e democratizando a informação do RH”. 

“Com o trabalho remoto se tornando realidade, esse tipo de solução faz a diferença tanto para os colaboradores, quanto para o RH que pode focar sua energia nas atividades de maior valor agregado”.

 

No mês de março de 2020 a Senior registrou um aumento de 32% na utilização da Sara no Whatsapp em relação a fevereiro. 

Já no mês de maio, as projeções indicam um aumento de 70% no número de interações.

 

Equilíbrio para evoluir 

Adaptabilidade, velocidade, flexibilidade, inovação, tecnologia, digitalização, colaboração são palavras centrais deste novo normal. 

A aceleração das mudanças vai abrindo portas para o crescimento exponencial e as relações interpessoais vão encontrando novos espaços e novos formatos nesta nova realidade. 

 

Carlos Valle finaliza

“Acredito que o coronavírus facilitará a exponencialidade da tecnologia sim, mas acredito também que as pessoas entenderão cada vez mais o limite entre o mundo digital e o real nas suas vidas pessoais”. 

“E esse equilíbrio pode nos levar para a evolução que o mundo precisa, no âmbito econômico e de sustentabilidade”.