Profissionais da Senior comentam sobre avan�os tecnol�gicos p�s Covid-19
12/05/2020 15:40:00
A evolução tecnológica foi um marco bem representativo do século 20.
Durante esse período, o mundo viu as empresas serem dominadas pela automação dos processos, permitindo a produção em massa.
Há alguns historiadores que acreditam que faltava um fato histórico que marcasse o fim do século 20 e abrisse as portas para tudo o que o século 21 nos reserva.
A pandemia do Coronavírus, parece ser esse divisor de águas.
O Diretor de Desenvolvimento da Senior, empresa de softwares de Blumenau, Carlos Valle, destaca:
“Além de todas as questões complexas que envolvem a perda de vidas e o cenário econômico conturbado, que levará um tempo para retornar à normalidade, tem um ponto que podemos considerar positivo nessa turbulência”.
“Avanços que já estavam em curso há algum tempo, que demorariam muito para serem colocados em prática em larga escala, passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas e empresas de um dia para o outro”.
Home Office
O trabalho remoto é um exemplo. Já incorporado há algum tempo por empresas mais visionárias, a partir de agora passa a ganhar notoriedade inclusive para organizações mais tradicionais.
A Diretora de Pessoas e Organização da Senior, Jussara Dutra, reforça:
“Para a empresa, rompe barreiras do local onde o colaborador mora e onde ele trabalha, permitindo contar com os melhores profissionais do mercado, independente de onde vivem. Além disso, redução de custos operacionais é outro fator positivo”.
“Já para os colaboradores o home office traz mais tempo livre e menos estresse com trânsito, possibilidade de mudar de trabalho sem alterar sua rotina pessoal e qualidade de vida, etc”.
Transformação Digital
A Transformação Digital é outro aspecto que será tratado ainda mais com um olhar atencioso, afirma Carlos Valle:
“A ideia de ‘build for change’ de construirmos nossas empresas para mudarem rapidamente ganha muita força”.
“A pandemia mostrou de maneira definitiva o quanto os planos podem ser inúteis e até perigosos quando acontece uma mudança repentina de cenário”.
“Empresas que não se viam atuando com processos digitais antes, viram a sobrevivência do negócio sendo colocado em xeque da noite para o dia”.
“Com isso, a transformação digital deixou de ser um processo gradual e passou a ser algo urgente e necessário para a sobrevivência no mercado”.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) também será cada vez mais utilizada.
No próprio combate ao coronavírus, a IA já vem se mostrando uma ferramenta importante para entender a dinâmica da pandemia e, com isso, traçar um plano de ação para minimizar os impactos.
Carlos Valle afirma:
“Ao longo do tempo, por exemplo, podemos ter outras pandemias como essa. Como se precaver e pensar em alternativas antes do problema acontecer? Como lidar com este volume absurdo de dados, estratificar, analisar, compreender e traçar cenários de maneira rápida e assertiva? A IA está aí para contribuir com isso”.
Sara no Whatsapp, o RH 24 x 7!
Na Senior, a Sara no Whatsapp já era utilizada antes mesmo da pandemia.
A Sara é um assistente virtual que, através do Whatsapp, transforma a experiência dos colaboradores ao viabilizar acesso às suas informações, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Ela atende uma demanda de mercado, onde profissionais buscam agilidade e praticidade para realizar aprovações, ter acesso às suas folhas de pagamento, consultar saldo de férias, entre outras questões que muitas vezes pedem longos processos de login, busca e acesso em sistemas.
O Head de Produto de Gestão de Pessoas da Senior, Ricardo Kremer, comenta:
“A Sara tem o propósito de transformar a experiência dos colaboradores, otimizando processos e democratizando a informação do RH”.
“Com o trabalho remoto se tornando realidade, esse tipo de solução faz a diferença tanto para os colaboradores, quanto para o RH que pode focar sua energia nas atividades de maior valor agregado”.
No mês de março de 2020 a Senior registrou um aumento de 32% na utilização da Sara no Whatsapp em relação a fevereiro.
Já no mês de maio, as projeções indicam um aumento de 70% no número de interações.
Equilíbrio para evoluir
Adaptabilidade, velocidade, flexibilidade, inovação, tecnologia, digitalização, colaboração são palavras centrais deste novo normal.
A aceleração das mudanças vai abrindo portas para o crescimento exponencial e as relações interpessoais vão encontrando novos espaços e novos formatos nesta nova realidade.
Carlos Valle finaliza:
“Acredito que o coronavírus facilitará a exponencialidade da tecnologia sim, mas acredito também que as pessoas entenderão cada vez mais o limite entre o mundo digital e o real nas suas vidas pessoais”.
“E esse equilíbrio pode nos levar para a evolução que o mundo precisa, no âmbito econômico e de sustentabilidade”.
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação