Setor de Turismo do CIMVI planeja programa para retomada do turismo regional

20/05/2020 11:30:00

Setor de Turismo do CIMVI planeja programa para retomada do turismo regional

No Médio Vale do Itajaí, vários hotéis, pousadas, restaurantes típicos e atrativos turísticos estão a mais de 2 meses sem receber clientes. 

Por conta disso, o setor de Cultura, Esporte e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), está pensando em um programa para retomada desses serviços na região.

Até o momento, o governo estadual e federal, proíbem a abertura de pontos turísticos que, durante o funcionamento, podem causar aglomeração de pessoas. 

Enquanto a abertura desses locais não é permitida, o que pode ser feito é se preparar para quando o funcionamento for autorizado.

Neste sentido, o CIMVI vem trabalhando em um projeto para Valorizar o turismo regional no Vale Europeu

O objetivo desse trabalho será, sobretudo, fazer com que os moradores do Vale conheçam as maravilhas que existem em suas cidades e, também, nos municípios vizinhos. 

 

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR), divulgou recentemente uma pesquisa sobre os Impactos da Pandemia no turismo catarinense. 

Da metade dos municípios catarinenses que participaram dessa pesquisa, 17% são do Vale Europeu

Segundo o estudo, 76% dos estabelecimentos tiveram uma parada total nos atendimentos, o que causou uma queda total no faturamento. 

Sobre a questão de empregos, quase 50% dos estabelecimentos teve que fazer alguma alteração nos postos de empregos (23% redução total e 29% redução moderada).

 

A gestora de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, explica:

 

“O programa prioriza a valorização do produto interno de cada cidade e serviços que motivará a visitação e circulação dos turistas no próprio estado e cidade”.

“A finalidade é oferecer ao turista segurança e confiabilidade, através de conscientização dos empresários e capacitação de atendentes, garçons, camareiras e manipuladores de alimentos garantindo a qualidade do serviço oferecido”. 

“Ações de marketing e novos produtos turísticos estão previstos no programa, que serão lançados assim que o turismo retomar as atividades”.

“Estamos buscando parcerias para o projeto com entidades de iniciativa privada e pública”.

“O CIMVI enviará aos gestores públicos, que representam o turismo municipal no conselho intermunicipal e Instância de Governança, um formulário de pesquisa convidando os empreendimentos para participar do programa de retomada”. 

“Os gestores serão os interlocutores nesse processo de conscientização”.