Blumenau passa a contar com consulado honor�rio da Indon�sia

25/05/2020 14:15:00

Blumenau passa a contar com consulado honor�rio da Indon�sia

Blumenau passa a contar, pela primeira vez, com um consulado honorário da Indonésia.

O consulado representará os três estados do Sul do Brasil

O empresário Luiz Carlos Barravieira Junior foi nomeado para o cargo após cumprir as etapas necessárias junto ao governo da Indonésia e o Itamarati.

Barravieira é proprietário da empresa Badax, empresa blumenauense que atua em todo o Brasil como revendedora de pneus fabricados na Indonésia.

A empresa é integrante do Núcleo de Relações Internacionais da Acib

 

O embaixador da Indonésia no Brasil, Duta Besar Edi Yusup, esteve na Acib em janeiro deste ano.

Na ocasião, ele comentou que SC é um estado bastante estratégico, por ser o segundo no Brasil com maior volume de negócios com a Indonésia. 

 

O novo cônsul honorário diz que recebeu grandes desafios por parte do embaixador:

 

"Além de prospectar negócios entre Brasil e Indonésia (bilaterais), entendo que o intercâmbio certamente será de grande valor”. 

“Pretendo, de certa forma, 'importar' e 'exportar' projetos ou modelos de negócios que dão certo aqui e lá”.

"Temos a intenção de facilitar o intercâmbio de estudantes e produção intelectual, não necessariamente rompendo com o eixo que existe atualmente entre nós e as universidades do ocidente mas, sim, apresentando novas opções a quem tiver interesse”. 

“Na Ásia e no sudeste asiático, por exemplo, existem universidades no ranking mundial das cinco mais conceituadas em diversas áreas do conhecimento”.

"Os desafios são enormes, mas tudo isso só será possível em parceria com instituições idôneas e especialmente dispostas a dar voz e visibilidade para esse tipo de trabalho, tal como a Acib”. 

 

Na última viagem à Indonésia, no ano passado, Barravieira conta que houve grandes progressos em termos de parcerias:

 

"Recebi demandas para exportação de alimentos do Brasil para a Indonésia e outros países do sudeste asiático”.

“Bem como demandas de outros fabricantes locais que nos procuraram através de conexões e contatos que já possuímos lá com alguns membros do governo e empresários”. 

“Vejo ainda a possibilidade de estruturar um projeto de acordo de irmanamento entre Blumenau e alguma cidade da Indonésia”.  

 

Saiba mais sobre Luiz Carlos Barravieira Junior:

 

  • O empresário tem 39 anos, é paulista, mas vive há mais de 20 anos em Blumenau. 

  • É graduado em Ciências Econômicas pela UFSC, já atuou em algumas empresas na região de Blumenau, sempre na área comercial e administrativa. 

  • Em 2011 fundou a Badax, que começou importando pneus da China e revendendo no mercado local. 

  • Antes disso, quando ainda estava na etapa do business plan, já fazia contato com a Indonésia, através da Embaixada da Indonésia em Brasilia e do ITPC - Indonesian Trade Partner Center (uma extensão do Ministério do Comércio da Indonésia no Brasil).

  • Em 2015 a Badax iniciou a operação com a Indonésia, importando pneus de uma fábrica local, a EP Tyres, fabricante das marcas Accelera e Forceum. Esta segunda marca foi confiada à Badax para desenvolver o trabalho no Brasil. 

  • De lá para cá, a relação com a Indonésia foi estreitada pelo empresário, em diversas visitas a parceiros comerciais, o que tornou a Badax uma espécie de  "Trade House" para produtos e negócios com a Indonésia de modo em geral.

  • Atualmente, a Badax trabalha com pneus e também com outros produtos, como por exemplo o carvão de coco para Narguile, pedras ornamentais para revestimento, entre outros produtos.